em

Elas respondem: “Para você, o que é ser mulher?”

O Dia Internacional da Mulher está próximo e, tradicionalmente, a data vem com muitas flores, homenagens e discursos de valorização das mulheres na sociedade. Mas o elas realmente pensam e esperam? Não só no dia que as representa, mas todos os dias de suas vidas? E afinal, o que é ser mulher? Ninguém melhor para responder do que elas mesmas e, por isso, a reportagem do Find! procurou saber, nas ruas e nas redes sociais: "Para você, o que é ser mulher?". As respostas, apesar de muito variadas, expressam uma unanimidade: FORÇA! Confira as respostas:

Ser mulher é ter a dádiva de ser a semente da vida: mãe, avó, tia e madrinha, entre outros status que ocupamos, fazendo a diferença na vida de muitas pessoas!!! As mulheres são seres iluminados que conquistam seus espaços há muito tempo, abrindo caminhos para o futuro… Minha reflexão sobre as mulheres no mundo hoje: existem muitas dificuldades, desrespeito, violência, diferenças sociais imensas, mulheres fugindo da guerra, atravessando mares e fronteiras, em busca da melhor educação, segurança e saúde, protegendo e acalentando seus filhos. Fazem de tudo para superar os problemas, para construir sua felicidade, exigindo políticas públicas para fazer acontecer um dia especial após o outro! Precisamos ter maturidade… e o que é ser madura? É ter serenidade em todas as circunstâncias. É lutar por um ideal com perseverança. É manter a sensibilidade em meio a tanta agressividade. É saber compreender o incompreensível. Calar quando convém. Falar quando necessário. Ser madura, com amor… É simplesmente, um dom que resiste a todos os problemas! Parabéns mulheres ponta-grossenses! (Elizabeth Silveira Schmidt – vice-prefeita de Ponta Grossa e presidente da Fundação Municipal de Turismo)

 

Ser mulher requer conciliar múltiplas habilidades. Estamos sempre em conflito entre a independência e intimidação. Historicamente temos o papel atribuído de ser a gestora do lar e nos cobramos para que tudo saia perfeito. No ramo profissional estamos ainda engatinhando. Infelizmente é comum a avaliação pela aparência e não pela competência. Mas cada mulher é única e tem sua essência. Somos o fruto do equilíbrio de desempenhar tudo ao mesmo tempo. Empreendedoras na essência, criativas e apaixonadas pelos desafios. (Tônia Mansani – coordenadora de Fomento ao Empreendedorismo e Inovação da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional – responsável pela Sala do Empreendedor)

 

É possuir uma força interior capaz de mover montanhas, com determinação e delicadeza. É gerar vida onde não há, seja dentro do ventre, em uma equipe desmotivada, em uma pessoa magoada, pois possuímos a energia da vida. É saber se posicionar elegantemente em um mercado ainda dominado pelo masculino, ocupando o lugar que sempre foi nosso através da consciência do poder que temos, valorizando nossas características, exercendo com todo o potencial feminino os diversos papéis que tanto nos realizam e nos dão o prazer de ser mulher! (Rosângela Tavares Bach, – gerente regional da Construção Civil da Caixa Econômica Campos Gerais)

 

Amor surreal – Lucinha acordou atordoada, ainda como se flutuasse. Só então percebeu que era manhã, 6 horas. Tempo de trabalhar. Sob o efeito das sensações do sonho, a lembrança de que ela pairava no ar, vendo tudo do alto, as casas, as ruas, a velha fábrica abandonada. Naquele mesmo dia passou a olhar para todos de modo diferente, percebendo as dificuldades, compreendendo e ajudando onde era preciso. Sim, não foi um sonho, pairar sobre o mundo com delicadeza e enxergando sempre o seu melhor é tarefa feminina. (Renata Regis Florisbelo – escritora)

 

Ser mulher é maravilhoso. É ter uma percepção mais expandida da vida e ser dona de uma pluralidade que lhe permite múltiplos raciocínios simultâneos. É desenvolver talentos. É refletir e se emocionar com as coisas simples da vida. É buscar ser a sua melhor versão diante dos desafios que a vida sempre apresenta, respeitando seus limites e muitas vezes conseguindo superá-los. É não temer desafios e enxergar beleza nas sutilezas. É conciliar todas as responsabilidades com disposição e vontade para fazer bem e melhor. É buscar ter mais fé, força e sensibilidade na conquista do seu espaço. É permitir transformar-se sempre sem perder a sua essência, e pelo caminho, ter a capacidade de cultivar boas relações de amizade, se divertir, amar, perdoar e ser feliz. (Maura Müller – administradora e publicitária, atua há 21 anos na área de Propaganda e Marketing)

 

Me constituí como mulher tendo como referências minha mãe e minha avó. Avó que entre os afazeres domésticos sempre encontrava tempo para contar dos antepassados, lia a Bíblia e fazia enfeites com papel de bala e de cigarro e caixas de fósforos para enfeitar a casa. Minha mãe, costureira, fazia crochê e tricô como profissão e ensinava também, desde a ler até um vestido ou uma blusa de tricô. Nas minhas lembranças tenho sua voz dizendo que nunca deveríamos ser sustentadas por um homem. Que deveríamos ser independentes. Que estudar era uma herança que nunca iria se perder. Fui criada com liberdade. Por isso ser mulher para mim é ser dona de suas atitudes e pensamentos. É sempre seguir seus sonhos. Ser mulher para mim é ter consciência das conquistas e das muitas que ainda teremos. Ser mulher é ser respeitada em toda profissão. Ser mulher não precisa ser diretamente associado à ser mãe… ser esposa… ser uma profissional. Ser mulher é a essência! (Lucélia Clarindo – Contadora de Histórias e fundadora do Bando da Leitura)

 

Ser mulher é me apropriar cotidianamente da expressão “eu posso”! Ela é o meu canal de acesso ao meu melhor, à minha consciência. Investir nesse compromisso permite-me a ousadia de me questionar, transformar ou acrescentar um novo olhar à dinâmica existencial. (Luísa Cristina dos Santos Fontes – professora, pesquisadora e escritora)

 

Ser mulher, em tempos como o nosso, significa ter coragem, garra e força de vontade. Além de cuidarmos da nossa família, filhos, casa, beleza e bem-estar, ainda temos que encontrar tempo para os negócios, aperfeiçoamentos profissionais e visão de mercado. Como mulher, mãe e empreendedora, acredito que o melhor do nosso mundo é enxergar sempre a solução para todos os nossos problemas do dia a dia, sem perder a feminilidade. (Maria Priscila Alves Nabozni – Empresária e jornalista)

 

Toda vez que sou indagada sobre isso, me recordo da frase clássica de Simone de Beauvoir: “Não se nasce mulher, torna-se mulher”. E ser mulher para mim é exatamente isso, é torna-se você mesma todos os dias. A partir do momento que nos reconhecemos mulheres percebemos o quanto estamos aprendendo. É a primeira menstruação, são as primeiras dificuldades, enfim… Ser mulher é estar em constante mudança, ser mulher é viver ciclos, é ter uma força que só nós conhecemos e sabemos do que somos capazes de fazer. Ser mulher é ser invencível. (Juliana Spinardi – Jornalista)

 

Sem dúvida, ser mulher sempre foi sinônimo de ser forte. Esse foi o exemplo que eu tive desde muito pequena. Todas as mulheres da minha família e todas com as quais tive e tenho o prazer de conviver são fortes, por mais que fisicamente não pareçam. E eu sinto que é assim que as mulheres precisam se representar todos os dias, desde que nascem, pois acabam sendo olhadas com fragilidade. Precisamos ser fortes desde o momento em que saímos de casa para trabalhar ou estudar, no nosso dia a dia, nos enfrentamentos da profissão, independente de qual ela seja. Precisamos ser fortes para não nos conformarmos com os padrões. (Loise Clemente – jornalista)

 

Nascemos “predestinadas” a seguir certos paradigmas, sujeitas a nos submeter a determinados papéis na sociedade, entre eles, o de esposa, mãe, dona-de-casa… Não tenho nada contra esses “papéis” (eu exerço todos eles, por sinal). Porém, acho que ser mulher está muito acima disso. Antes de ser mulher, cada uma de nós é um ser humano. Temos nossas vontades, desejos, personalidade, vocação. Nem todas nós, conforme nossa individualidade, quer ou “leva jeito” para assumir aqueles papéis que a sociedade está acostumada a destinar para nós. Por isso, ser mulher é reconhecer-se primeiramente como ser humano, sem papéis determinados na sociedade, mas, como ainda vivemos numa sociedade machista, ser mulher também é lutar por igualdade de direitos e deveres. (Edilene Santos Ogura – jornalista e mestranda)

 

É ser uma boa mãe, boa esposa, boa dona de casa e um bom exemplo para a família, que é meu caso. E o que eu dou pra minha família é esse espelho, acho que ser mulher é isso. Tenho um filho e três netos e eles estão seguindo meus exemplos. É importante ser uma boa pessoa, fazer o bem para o próximo. Acho que isso é ser uma boa mulher. (Jandira Teles de Matos – dona de casa) (Foto: José Aldinan)

 

Mulher é muito especial porque a gente faz serviço em casa e ainda trabalha para fora, mulher é especial, tem tudo de bom. Mulher trabalha, batalha, e sempre sabe o que quer. A gente também é muito sofredora porque homem critica, maltrata. Eu mesma fui esposa de militar muitos anos e sofri bastante. (Maria de Lourdes de Castro – aposentada) (Foto: José Aldinan)

 

Mulher é uma pessoa de atitudes, que também pensa nela mesma e tem que ter honestidade. Geralmente as mulheres querem ser mães e isso é muito especial. E hoje em dia estamos mais independentes. (Adélia Soares Pavão – aposentada) (Foto: José Aldinan)

 

Ser mulher é ser forte e guerreira, acima de tudo. A gente tem que fazer mil coisas… é serviço doméstico, cuidar de filho, casa, roupa, enfim, é ser tudo ao mesmo tempo. (Suzana Oliveira – atendente)

 

A força da mulher está na independência, acho que isso é o principal. Se não for independente, é como se não fosse mulher. (Mauricette Valente – estudante) Foto: José Aldinan

 

Eu não gostaria de ser homem nunca. Adoro ser mulher, acho que é uma missão. O fato de você poder ser mãe, de ter netos, que é a coisa mais linda da vida da gente. Eu não abro mão de ser mulher por nada desse mundo! (Ana Josélia Faria de Oliveira – aposentada)

 

Pergunta fácil e difícil ao mesmo tempo. Ser mulher é um presente especial que Deus nos concedeu. Somos privilegiadas. (Tânia Kaminski Borato – diretora de Confrarias do Clube Ponta Lagoa)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.