Menu
em

Rússia articula apoio com outros países após ofensiva na Ucrânia

Putin contatou Quirquistão, China e Uzbequistão

Vladimir Putin intensifica contato com potenciais aliados / Foto: Reprodução Twitter

Em sua página oficial no Twitter, a Presidência da Rússia informou, nesta manhã de sábado (26), que Vladimir Putin teve conversa telefônica com o presidente do Quirquistão, Sadyr Japarov, fortalecendo parceria estratégica com o país na ação militar em curso na Ucrânia. O contato foi um dos vários que Putin vem articulando nas últimas horas, em busca de apoio na ofensiva, que agora começa a ganhar contornos diferentes do verificado quinta-feira (25 ), quando o conflito ganhou proporções bélicas mais intensas.

Rússia

Putin também informou ter conversado individualmente com o presidente da China, Xi Jinping, na sexta-feira (25), o presidente do Uzbequistão, Shavkat Mirziyoyev e o presidente da Síria, Bashar al-Assad, entre outros.

Hackers

O Twitter, aliás, tem sido uma das principais redes de divulgação oficial entre os países, especialmente no caso da Rússia, que está com seus sites oficiais fora de funcionamento desde o início da ação militar na Ucrânia. Um suposto ataque cibernético, atribuído ao grupo hacker Anonymous, teria derrubado os portais oficiais, inclusive o site de defesa militar da Rússia. Também via Twitter, os hacker teriam se manifestado em apoio à Ucrânia.

Relações exteriores

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia, declarou, na sexta-feira (25), que “neonazistas” estariam usando armas pesadas nos distritos centrais, incluindo Kiev e Kharkov, contra os militares russos. “Na verdade, eles estão agindo da mesma forma que os terroristas agem em todo o mundo – usando pessoas como escudos”.

Leia também:

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile