em

Roberta Metsola é eleita presidente do Parlamento Europeu

Roberta Metsola - Patrick Hertzog/AFP via Getty Images

A deputada conservadora maltesa Roberta Metsola foi eleita presidente do Parlamento Europeu, nesta terça-feira (18), tornando-se a terceira mulher a chefiar o parlamento, ela recebeu 458 votos de um total de 690 e vai comandar o poder Legislativo da UE pelos próximos dois anos e meio, ou seja, até 2024. A deputada é do Partido Popular Europeu (PPE) vai substituir o jornalista David Sassoli que morreu na última semana, devido a uma disfunção do sistema imunológico.

LEIA NO DCMAIS: Morre David Sassoli, presidente do Parlamento Europeu, aos 65 anos

Como funcionou a eleição:

A eleição do presidente do Parlamento Europeu foi feita por voto secreto. Para ser eleito, o candidato deve obter a maioria absoluta dos votos expressos válidos, ou seja, 50% mais um. Devido à pandemia, a votação será realizada em sessão virtual.

Eram anunciadas quatro candidaturas à presidência da assembleia europeia: da maltesa Roberta Metsola (PPE), da sueca Alice Bah Kuhnke (Grupo dos Verdes/Aliança Livre Europeia), do polaco Kosma Zlotowski (Grupo dos Conservadores e Reformistas Europeus) e da espanhola Sira Rego (Grupo da Esquerda).

O anúncio oficial das candidaturas foi feito nessa segunda-feira (prazo previsto) em plenário pelo vice-presidente do Parlamento Europeu (PE), Pedro Silva Pereira.

Os candidatos iniciam a sessão com breve apresentação e depois foi feita a votação.

Os eurodeputados elegem também 14 vice-presidentes e cinco gestores, que compõem a Mesa do Parlamento Europeu. A escolha determinará a composição do órgão nos próximos dois anos e meio, ou seja, até 2024.

Todos os cargos eleitos do Parlamento Europeu (presidente, vice-presidente, gestor, presidente e vice-presidente de comissão e presidente e vice-presidente de delegação) são renovados a cada dois anos e meio.

Resultados da votação

Roberta Metsola (EPP, MT) 458
Alice Bah Kuhnke (Verdes/EFA, SE) 101
Sira Rego (The Left, ES)57

Total de votos: 690

Votos em branco ou inválidos: 74

Maioria absoluta necessária: 309

Quem é Roberta Metsola

Nascida em Malta em 1979, Roberta Metsola, eurodeputada desde 2013, é a presidente do PE mais jovem já eleita. Ela se tornou a primeira vice-presidente em novembro de 2020 e foi a presidente interina do Parlamento depois que o presidente Sassoli faleceu em 11 de janeiro. É a terceira mulher Presidente do Parlamento Europeu, depois de Simone Veil (1979-1982) e Nicole Fontaine (1999-2002).

Dirigindo-se à Câmara imediatamente após sua eleição, a presidente Metsola disse: “A primeira coisa que eu gostaria de fazer como presidente é pensar no legado de David Sassoli: ele foi um lutador; lutou pela Europa e por nós, por este Parlamento. […] Honrarei David Sassoli como Presidente, defendendo sempre a Europa, os nossos valores comuns de democracia, dignidade, justiça, solidariedade, igualdade, Estado de direito e direitos fundamentais”.

“Quero que as pessoas recuperem um senso de crença e entusiasmo pelo nosso projeto. […] Caros europeus, nos próximos anos, as pessoas em toda a Europa olharão para a nossa instituição em busca de liderança e direção, enquanto outros continuarão a testar os limites dos nossos valores democráticos e princípios europeus. Devemos lutar contra a narrativa anti-UE que se instala com tanta facilidade e rapidez. A desinformação e a desinformação, ainda mais amplificadas durante a pandemia, alimentam o cinismo fácil e soluções baratas de nacionalismo, autoritarismo, protecionismo, isolacionismo”, acrescentou.

O Presidente Metsola sublinhou que “a Europa é precisamente o oposto. Trata-se de todos nós defendermos uns aos outros, aproximando nosso povo. É sobre todos nós defendermos os princípios de nossas mães e pais fundadores que nos levaram das cinzas da guerra e do holocausto à paz, à esperança e à prosperidade. Há 22 anos, Nicole Fontaine foi eleita 20 anos depois de Simone Veil. Não serão mais duas décadas até que a próxima mulher esteja aqui”, disse ela.

Confira seu o discurso de posse:

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.