em

Pesquisa de Cambridge descobre como rejuvenescer 30 anos

Imagem ilustrativa

Uma pesquisa desenvolvida por cientistas britânicos, alemães e portugueses na Universidade de Cambridge, a primeira do ranking inglês, conseguiu pela primeira vez rejuvenescer a pele do rosto de uma mulher em 30 anos. O estudo foi publicado na última sexta-feira (8) e no final de semana tornou-se o assunto mais comentado na internet. A técnica que deixou uma mulher de 53 anos com uma aparência de 23 anos partiu da utilizada para criar a ovelha Dolly, no anos de 1990 no Instituto Roslin, também no Reino Unido.

A pesquisa publicada na revista científica eLife está em fase inicial, mas promete revolucionar a medicina regenerativa. Os pesquisadores acreditam que a técnica poderá permitir o rejuvenescimento de órgãos internos. “Conseguimos identificar os genes específicos que rejuvenescem sem ter de reprogramar a célula”, disse Wolf Reik, o principal autor do estudo. Uma das ferramentas para reparar ou trocar as células desgastadas pela idade é a capacidade de transformar células-tronco em células específicas ou vice-versa.

Os cientistas do Instituto Brabaham, da Universidade de Cambridge, criaram um novo método de transformar células normais em células-tronco. Parte desse conhecimento foi adquirido com a clonagem da ovelha Dolly. Nesse caso, o processo criado pelo cientista Shinya Yamanaka levava 50 dias. No novo método, os fibroblastos ficaram expostos aos fatores apenas 13 dias e, assim, perderam os marcadores do envelhecimento, mas mantiveram as funções das células da pele, como o colágeno.

A pesquisa que aparentemente descobriu o que a humanidade busca desde as mais antigas civilizações, a chamada ‘fórmula do rejuvenescimento’ ou ‘fonte da juventude’, ganhou as páginas dos veículos de comunicação de todo o mundo, viralizou nas redes sociais neste final de semana e se tornou o assunto global mais comentado da internet. Aqui no Brasil a descoberta foi publicada nos sites Exame, CNN, BBC, Isto é Dinheiro, G1.Globo, Metrópole e muitos outros, alguns dos quais serviram de fonte para essa curadoria.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.