em

Paciente morre 2 meses após transplante inédito com coração de porco

David Bennett foi considerado inelegível para um transplante de coração convencional ou uma bomba de coração artificial após revisões de seus registros médicos. | Foto: Reprodução

O homem norte-americano que recebeu o transplante inédito de um coração de porco geneticamente modificado morreu na tarde de terça-feira (8) dois meses após o procedimento.

David Bennett, de 57 anos, era de Maryland, nos Estados Unidos e tinha passado por cirurgia por uma equipe da Universidade de Medicina da mesma região. Ele tinha uma doença cardíaca terminal e concordou em receber o coração experimental de porco depois de ser rejeitado em várias listas de espera para receber um coração humano.

Como causa da morte, não ficou claro se seu corpo havia rejeitado o órgão estranho. Outros exames devem mostrar detalhadamente o que causou o óbito de Bennett. Entretanto, ele havia passado pelo momento mais crítico de um transplante: o primeiro mês.

Repercussão da cirurgia

Inicialmente, a operação foi considerada bem sucedida. Cientistas esperavam que órgãos de porcos pudessem ajudar a aliviar a escassez de órgãos e doadores humanos.

Foi uma cirurgia revolucionária e que nos leva um passo mais próximo de resolver a crise de escassez de órgãos. Simplesmente não há corações humanos doados disponíveis para atender à longa lista de possíveis recebedores”, afirmou em nota o Dr. Barley Griffith, que transplantou cirurgicamente o coração suíno no paciente humano. Esta nota foi emitida pouco depois da cirurgia.

“Estamos avançando com cautela, mas também estamos otimistas de que essa primeira cirurgia do tipo no mundo possa oferecer uma nova e importante opção para pacientes no futuro“, acrescentou Griffith.

Para o paciente, o transplante de coração era a última opção. “Era morrer ou fazer esse transplante. Eu quero viver. Eu sei que é um tiro no escuro, mas é minha última escolha”, disse Bennett um dia antes da cirurgia, de acordo com uma nota publicada pela universidade.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.