em

‘Em nome de Deus, vá’: Boris Johnson enfrenta pedidos de renúncia

Foto: AFP

Boris Johnson, primeiro-ministro britânico, rejeitou nesta quarta-feira (19) pedidos de renúncia de opositores e de alguns de seus próprios parlamentares, lutando para salvar seu cargo de primeiro-ministro em meio a uma revolta cada vez maior dentro de seu partido por uma série de festas de bloqueio em Downing Street.

Johnson havia pedido desculpas na última semana após participar de uma festa na residência, no primeiro lockdown no país em 20 de maio de 2020 . Segundo se sabe o evento era de trabalho no qual os foliões foram instruídos a “trazer sua própria bebida”. Boris Johnson admite que participou de festa e pede desculpas

“Passei semanas e meses defendendo o primeiro-ministro contra eleitores muitas vezes irritados”, disse o parlamentar conservador David Davis, que apoia o Brexit, ao parlamento. “Mas espero que meus líderes assumam a responsabilidade pelas ações que tomam.” Davis citou uma citação de um legislador conservador, Leo Amery, ao então primeiro-ministro Neville Chamberlain sobre seu manejo da guerra em 1940: “Você ficou sentado lá por muito tempo pelo bem que fez. Em nome de Deus, vá”.

Questionado diretamente por outro legislador se renunciaria, Johnson disse: “Não”.

Derrubar Johnson deixaria o Reino Unido no limbo por meses, assim como o Ocidente lida com a crise da Ucrânia e a quinta maior economia do mundo lida com a onda inflacionária desencadeada pela pandemia de COVID, com a inflação no Reino Unido subindo para o nível mais alto em quase 30 anos.

Para desencadear um desafio de liderança, 54 dos 360 parlamentares conservadores no parlamento devem escrever cartas de desconfiança ao presidente do Comitê de 1922 do partido. Cerca de 20 parlamentares conservadores que conquistaram seus assentos na última eleição nacional em 2019 planejam enviar cartas de desconfiança a Johnson, informou o Telegraph. 

Um punhado de outros já disse ter escrito essas cartas. Uma análise do jornal The Times mostrou que 58 parlamentares conservadores criticaram abertamente o primeiro-ministro. Os principais rivais dentro do Partido Conservador incluem o Chanceler do Tesouro Rishi Sunak, 41, e a Secretária de Relações Exteriores Liz Truss, 46.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.