em

Conheça Crème Brûlée, gato de PG que conquistou prêmio internacional

Felino ponta-grossense se destacou em meio a mais de 100 gatos inscritos em competição

Foto do gato de Ponta Grossa, Crème Brûlée, premiado internacionalmente
Crème Brûlée participou de competição, ao lado de mais de 100 gatos inscritos / Foto: Divulgação

Para um olhar menos atento, Crème Brûlée é apenas um gato de raça, com nome de sobremesa estrangeira. Mas, para quem entende realmente de gatos, o felino é um exemplar único, cujos detalhes da constituição física o tornam referência de sua raça e espécie. Essa foi a constatação dos juízes que deram ao gato de Ponta Grossa (PR), Crème Brûlée, o 1º prêmio na categoria Melhor Raça, na Exposição Internacional de Gatos de Raça edição 2022. Na avaliação geral, o gato de PG foi o segundo melhor gato da exposição, que chegou à 22ª edição neste ano, seguindo padrões internacionais de realização e de avaliação.

Veja como foi a avaliação final do bichano pelo juiz

Gato de PG obtém prêmio

O evento aconteceu em Curitiba (PR) no último final de semana, promovido pelo Clube do Gato do Paraná. O felino ponta-grossense passou por uma avaliação que levou cerca de nove minutos, e considerou diversos itens, como formato da cabeça, distanciamento entre os olhos, constituição da pelagem, tamanho e força das patas.

Avaliação dos animais segue uma série de aspectos técnicos internacionais / Imagem: Divulgação

Estratégias

O criador do animal é Wilton Paz, fundador do Gatil San Pietro, em Ponta Grossa. Ele explicou que, para chegar ao Crème Brûlée, foi preciso adotar uma série de estratégias técnicas.

Wilton Paz e o gato premiado / Foto Divulgação

Wilton trabalhou ao lado de seu esposo, Júnior Gonçalves, que é veterinário. Após pesquisa, eles obtiveram o melhoramento genético que deu origem ao gato que, em sua categoria, deixou para trás outros 16 da raça Exotic Shorthair – a mesma do Garfield.

Crème Brûlée também já havia conquistado prêmio online no Reino Unido / Foto: Divulgação

“Em 2018, levamos [o gato] Don Juan para expor. Na ocasião, recebemos algumas considerações dos juízes sobre ele, que era um gato magnífico, mas, lhe faltavam olhos mais abertos e expressivos para compor o conjunto”, explica Wilton.

Melhoramento genético

Foi necessário realizar o cruzamento ideal entre animais. “Precisávamos criar o exótico perfeito, já que nosso Don Juan já estava com 7 anos e sua aposentadoria se aproximava. Em 2020 nasceu SanPietro Crème Brûlée, fruto de um trabalho incansável de estudo e aprimoramento genético para sempre buscar a excelência, e aí esta o resultado”, diz Wilton, sobre o gato que conquistou a medalha “Best of Breed Exotic Shorthair”, após análise de três juízes internacionais. 

O médico veterinário Júnior Gonçalves e Crème Brûlée / Foto: Divulgação

Leia também:

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.