Menu
em

‘Cegueira da geladeira’? Entenda o que é esse problema mundial

Imagem ilustrativa gerada por IA

Você já abriu a geladeira e, mesmo estando cheia de opções, sentiu que não tinha nada para comer? Chamado de “cegueira da geladeira”, o hábito de não ver ou ignorar alimentos, é visto como um dos principais vilões do desperdício.

IA para evitar a “cegueira de geladeira”

Pensando justamente em atenuar esse costume, a Mercado Diferente, maior mercado online saudável do país, lançou o Tedi, um assistente virtual que transforma a maneira como as pessoas compram e lidam com a comida no dia a dia.

Fruto de um investimento de R$ 1,5 milhão, a solução foi criada a partir de uma tecnologia projetada em modelos de inteligência artificial e tem como objetivo extrair o máximo proveito dos produtos que os usuários têm em casa, evitando o desperdício e promovendo um consumo mais consciente.

A ferramenta fornece recomendações personalizadas sobre as melhores formas de armazenamento, receitas e consumo baseadas nos itens presentes na geladeira e despensa do usuário, que podem ser listados a partir de simples comandos via WhatsApp, a partir de mensagens de texto, áudio ou até fotografias. O objetivo é oferecer uma maneira de corrigir a visão daqueles que sofrem da “cegueira de geladeira”.

Serviço gratuito

Completado 30 dias desde o seu lançamento, o Tedi já atendeu gratuitamente quase 40 mil usuários, tendo sugerido mais de 58 mil receitas e trocado mais de 357 mil mensagens. Dentre os serviços disponibilizados, as receitas aparecem como o maior interesse pelo público, representando 49% das solicitações. Na sequência aparecem os pedidos de informações e esclarecimentos, com 17,10%, e recomendações e sugestões, com 12,37%.

De acordo com Paulo Monçores, CTO e cofundador da Mercado Diferente, o Tedi tem como missão ajudar os usuários a realizarem compras mais inteligentes e conscientes, evitando que alimentos sejam esquecidos e acabem no lixo. “Criamos uma ferramenta que visa empoderar os consumidores, promovendo um consumo mais consciente e sustentável ao reduzir o desperdício de alimentos. Trouxemos um jeito interativo para que as pessoas revejam as opções em suas geladeiras e encontrem novas possibilidades de consumo”, detalha.

Compras inteligentes

Gratuita, a solução pode ser aproveitada por qualquer pessoa – cliente ou não da startup – diretamente pelo WhatsApp. Vale dizer, no entanto, que a IA assume funcionalidades especiais para consumidores da Mercado Diferente, oferecendo, dentre elas, a opção de realizar compras diretamente pela plataforma de mensagens.

Permitindo que o usuário possa adquirir produtos de forma simplificada, pelo próprio comando de voz, por exemplo, o Tedi torna a cadeia de suprimentos mais eficiente, estabelecendo-se como uma opção de supermercado inteligente e assertiva para o dia a dia.

“A ferramenta oferece uma nova maneira de fazer compras, proporcionando mais comodidade e incentivando um consumo mais consciente. O cliente enche o seu carrinho apenas com os produtos que realmente deseja consumir e realiza o pagamento pela plataforma em até cinco minutos. Após algum tempo eles recebem os produtos em casa, evitando filas e trânsito. Acreditamos que o futuro do supermercado é não ter que sair de casa para fazer compra”, adiciona Monçores.

Leia também:

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Deixar uma Resposta

Sair da versão mobile