Menu
em

Carros vão ‘abandonar’ donos caso atrasem parcelas, diz patente

Imagem: Reprodução / InsideEVs

A concessionária Ford parece ter encontrado uma solução bastante curiosa para obrigar as pessoas a pagarem as parcelas do carro recém-adquirido. A empresa registrou ainda em agosto de 2021 uma nova patente que descreve a tecnologia em que o carro simplesmente pode abandonar o dono e retornar para a revendedora em caso de atraso no pagamento, deixando o devedor sem o veículo.

Carros vão abandonar donos

Além de retornar para a concessionária, o carro pode ser equipado com diversos outros mecanismos que podem ser acionados em diferentes estágios. No primeiro estágio, o veículo exibirá um alerta no painel, informando sobre a necessidade de efetuar o pagamento das parcelas.

No segundo estágio, o carro emitirá sons sempre que o motor for ligado, dificultando a condução do motorista que terá que ouvir os barulhos irritantes durante todo o percurso. Já no terceiro estágio, funções como o ar-condicionado, vidros elétricos e até mesmo o motor do veículo seriam desligados ou desativados sem aviso. Caso nenhuma dessas medidas seja suficiente para que o comprador efetue o pagamento, uma tecnologia autônoma permitiria que o veículo trancasse todas as portas e retornasse automaticamente para a concessionária. Os detalhes estão em documento divulgado pelo site thedrive.

Vale ressaltar que a Ford é uma fabricante de carros que há anos trabalha para ampliar o número de compradores que pagam os carros em dia, criando diversas ferramentas e funções para tentar fugir dos “caloteiros”. Embora a patente não traga datas, é esperado que os carros da fabricante evoluam um pouco mais na direção autônoma para que, aí sim, consigam voltar sozinhos para a concessionária ou para o endereço do credor.

Leia também:

Ainda assim, a patente traz algumas tecnologias mais simples que podem ser ativadas já nos próximos anos, como o acesso a localização em tempo real e o próprio bloqueio das funções do carro, caso o veículo tenha atrasos nas parcelas. Resta agora saber quando a empresa vai colocar em prática essa nova ferramenta “anti-caloteiro”, que ainda não tem data de lançamento.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile