em

Biden e Putin discursarão em meio a tensões

Biden e Putin
Foto: REUTERS/Denis Balibouse/Pool

O presidente dos EUA Joe Biden falará com o presidente russo Vladimir Putin na quinta-feira, disse a Casa Branca, enquanto Washington prepara uma resposta comum ao aumento militar da Rússia na fronteira com a Ucrânia com Aliados europeus.

Biden e Putin discutirão uma série de tópicos, incluindo as próximas negociações de segurança entre os países, disse a porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, Emily Horne, em um comunicado.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse à Reuters que a ligação foi planejada para “quinta-feira à noite”, sem dar detalhes.

Horne disse que Biden conversou com líderes de toda a Europa sobre a situação na fronteira com a Ucrânia, enquanto funcionários do governo Biden estiveram em contato com a Otan, a União Europeia e a Organização para a Segurança e Cooperação na Europa.

Moscou alarma o Ocidente ao reunir dezenas de milhares de soldados perto da Ucrânia nos últimos dois meses, após a tomada da península da Crimeia na Ucrânia em 2014 e seu apoio aos separatistas que lutam contra as tropas de Kiev no leste da Ucrânia.

A Rússia nega que planeje atacar a Ucrânia e diz que tem o direito de mover suas tropas em seu próprio solo como quiser.

Moscou, preocupada com o que diz ser o rearmamento da Ucrânia pelo Ocidente, disse que quer garantias juridicamente vinculativas que a Otan não se expandirá mais para o leste e que certas armas ofensivas não serão implantadas na Ucrânia ou em outros países vizinhos.

As preocupações dos EUA não diminuíram nas últimas semanas, de acordo com um alto funcionário do governo Biden.

“Estamos em um momento de crise e já faz algumas semanas devido ao crescimento da Rússia, e será necessário um alto nível de engajamento para resolver isso e encontrar um caminho de desaceleração”, disse o funcionário, que recusou ser nomeado.

O funcionário disse que Putin solicitou a ligação.

“Quando o presidente Biden pediu para falar com o presidente Putin ao longo de 2021, o presidente Putin disse: Sim, vamos conversar. E quando o presidente Putin diz, estou interessado em entrar em contato e fazer um telefonema, o presidente Biden diz que sim . “

Biden provavelmente reiterará durante o apelo que os Estados Unidos tomarão medidas econômicas rápidas contra a Rússia no caso de uma invasão. Eles também irão reforçar a Organização do Tratado do Atlântico Norte nesse caso. Mas o presidente dos EUA tem pressionado a diplomacia como alternativa.

O governo Biden está em conversas profundas com a Ucrânia, bem como com uma série de aliados da OTAN, incluindo aqueles que fazem fronteira com a Rússia, de acordo com Horne, o porta-voz da Casa Branca. Biden provavelmente falará com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, em breve, disse uma autoridade.

O secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, falou com o líder ucraniano na quarta-feira e expressou “apoio inabalável à independência da Ucrânia”, segundo um porta-voz.

Biden disse na terça-feira “veremos” quando perguntado se ele se encontraria com Putin em 10 de janeiro, mesmo dia em que autoridades russas e americanas devem manter conversas sobre segurança. Biden não deve comparecer a essas negociações ou se reunir com Putin naquele dia, disse uma autoridade.

As negociações de segurança, anunciadas pelos dois países nesta semana, incluirão discussões sobre as crescentes tensões sobre a Ucrânia, que Putin comparou à crise dos mísseis cubanos da era da Guerra Fria em 1962. 

Ele emitiu uma série de demandas que Washington considera ineficazes, incluindo a restrição da entrada da Ucrânia na Otan.

A Rússia e a OTAN também devem manter conversações em 12 de janeiro, com uma reunião mais ampla incluindo Moscou, Washington e outros países europeus marcada para 13 de janeiro.

As conversas entre Putin e Biden provavelmente tocarão em outras questões também, incluindo as negociações em andamento com o Irã sobre seu programa nuclear, disse uma autoridade dos EUA.Reportagem adicional de Vladimir Soldatkin e Susan Heavey; Edição de Chris Gallagher e Alistair Bell

LEIA TAMBÉM NO DC: Biden sanciona pacote de US$ 770 bi para a Defesa nos EUA

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.