em

Volta às aulas: rede estadual recebe 1ª remessa de alimentos da merenda

Com novos produtos, Governo conclui entrega da 1ª remessa de alimentos da merenda Foto: Karina Audrey/FUNDEPAR.

O Instituto Fundepar, por meio do Governo do Paraná, concluiu na sexta-feira (2) a distribuição da primeira remessa de 2024 da alimentação escolar, que beneficiará mais de 2,1 mil instituições de ensino. As aulas da rede estadual retornam na segunda-feira (05).

Leia também: Governador do PR sinaliza data para volta da cobrança dos pedágios

Foram entregues mais de 9,5 mil toneladas de itens essenciais, incluindo açúcar, arroz polido, arroz parboilizado, feijão carioca, feijão preto, macarrão, farinha de trigo, molho de tomate, biscoitos, cereal de milho, milho em conserva, ervilha em conserva, leite em pó integral, manteiga, composto lácteo, sal, seleta de legumes, temperos, farinha de quibe, chá, suco integral, entre outros.

Estudantes com necessidades alimentares especiais também serão atendidos, com a inclusão de bebida à base de soja, biscoitos sem glúten, flocos de arroz, mistura para preparo de pão sem glúten, cereal de milho, chá e leite em pó instantâneo.

Investimento

O investimento total nessa remessa, envolvendo alimentos não perecíveis e da agricultura familiar, atingiu aproximadamente R$ 96 milhões. Esse montante abrange itens usados no preparo de refeições, servidas no intervalo ou almoço, assim como os integrantes do programa Mais Merenda, instituído pelo estado no segundo semestre de 2022, que garante três refeições por turno, incluindo um lanche na entrada e outro na saída.

“O programa de alimentação escolar paranaense é referência nacional e também em outros países, com três ofertas por turno, um lanche na entrada, uma refeição no intervalo e um lanche na saída”, destacou a diretora-presidente do Fundepar, Eliane Teruel Carmona.

Novo cardápio

De acordo com ela, 100% das escolas estaduais são contempladas com alimentos oriundos da agricultura familiar. Novidades como arroz orgânico e chocolate em pó com 50% de cacau serão incorporadas este ano, além de ofertar proteínas como carnes e ovos, em todas as refeições.

Durante todo o ano letivo são quatro remessas para garantir uma alimentação saudável e de qualidade para os estudantes. Além disso, há também distribuição periódica de itens perecíveis (carnes congeladas, pães, ovos, frutas e itens da agricultura familiar), entregues pelos fornecedores diretamente nas unidades.

*Com informações da Agência Estadual de Notícias.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.