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Volkswagen lança novo Fox 2015

Esta é a segunda vez que o Fox passar por reestilização desde o lançamento, em 2003

 

A Volkswagen apresentou esta semana, em São Paulo, a linha 2015 do compacto Fox e a inédita versão cabine dupla da picape Saveiro. Entre as principais novidades do Fox estão o design remodelado, com ares de Golf, e o motor EA-211 1.6 16V em conjunto com o câmbio manual de seis marchas na versão topo de linha Highline, que pode receber ainda o controle de estabilidade como opcional. Já a Saveiro cabine dupla mantém a carroceria de duas portas, mas, com a cabine avançada, passa a ter banco traseiro e capacidade para cinco ocupantes.

A segunda reestilização do Fox desde que chegou ao mundo, em 2003 (a primeira foi em 2009), deu traços de Golf ao compacto “altinho” da VW. À primeira vista as mudanças na dianteira são discretas, mas comparando à antiga versão fica claro que os faróis ganharam traços mais fortes e vincados, enquanto a grade está mais fina e o capô avança um pouco mais para baixo. Assim, o Fox recebe a chamada “máscara VW”, que engloba ainda o filete cromado que atravessa a grade e adentra os faróis, além da parte inferior do para-choque mais musculosa.

A inspiração no Golf também aparece na traseira, que pela primeira vez passa a ter lanternas duplas, invadindo a tampa do porta-malas. Além de maiores, as novas lanternas contam com uma nova disposição interna de luzes, de modo a criar o mesmo efeito noturno visto no Tiguan, por exemplo. Nas laterais muda o desenho das calotas e rodas de liga (dependendo da versão), enquanto o para-lama traseiro agora é complementado pelo desenho do arco no para-choque, que antes era reto. Por fim, a tampa do porta-malas passa a ser aberta pelo próprio logotipo, que serve de maçaneta. Na versão Highline as rodas de liga pode ser de aro 16? (opcional), também pela primeira vez num Fox.

É no Fox Highline, aliás, que está grande parte das atrações. Somente ele recebeu o motor 1.6 16V de 120 cv e 16,8 kgfm que estreou no Gol Rallye e na Saveiro Cross, com a primazia de trazer um câmbio manual de seis marchas. Trata-se da conhecida caixa MQ200 que equipa Gol/Fox/Polo/up!, mas agora acrescida uma marcha extra (a sexta é overdrive) e novas relações, incluindo um diferencial mais curto. Também só a versão Highline pode receber, como opcional, o pacote de controle de estabilidade que agrega controle eletrônico do diferencial e assistente de partida em rampa. Já a direção passa a ter assistência elétrica em todos os Fox (antes somente no Bluemotion).

Por dentro as alterações são mais sutis, sendo a principal delas a adoção do volante do Golf no Fox Highline, trazendo também as borboletas para trocas manuais de marcha no caso do câmbio I-Motion (que segue com cinco marchas mesmo quando acoplado ao motor 1.6 16V). Nas demais versões temos apenas novas cores para o painel e diferentes tecidos para os bancos, sendo o mais bacana novamente o do Highline, com efeitos 3D nas malhas. Teto-solar passa a ser disponível nas versões Comfortline e Highline como opcional.

A decepção fica por conta da manutenção dos antigos motores 1.0 TEC (76 cv) e 1.6 VHT (104 cv) na linha. Somente a versão Bluemotion vem com o novo 1.0 três cilindros de 82 cv (que está em todos os up!), enquanto o 1.6 16V só aparece na Highline. Assim, a gama Fox 2015 ficou composta da seguinte forma:

Além de manter o ar-condicionado como opcional em quase todas as versões, a VW também foi modesta na oferta dos equipamentos de segurança, uma vez que o controle de estabilidade é pago à parte, e só está disponível para a versão Highline – lembrando que tem rival que traz o dispositivo de série. Ou seja, a marca segue na política de fazer um preço de lista atraente, mas que não contempla os itens mais desejados pelo consumidor. Acaba que na loja o valor fica bem maior que na tabela.

Com a mudança para a linha 2015, o Fox ganha refinamento e assume de vez o papel de compacto premium da VW, tendo ainda duas cores inéditas na paleta: o vermelho escuro e azul claro que aparecem nas fotos. E o Polo? A VW não confirma, mas um informante ligado à marca garante que a produção dele será encerrada até o fim deste ano.

 

 

Saveiro cabine dupla para cinco?

Sim, este será um dos motes de campanha da nova Saveiro cabine dupla. Ela segue o caminho aberto pela rival Fiat Strada (que leva quatro ocupantes), mas promete oferecer mais espaço e conforto no banco traseiro. Para tanto, a VW elevou a parte traseira da capota com um ressalto no teto, deslocado da linha de solda. Para camuflar a mudança e manter a harmonia visual, o rack de teto com spoiler será item de série em todas as versões.

Questionada sobre a ausência de porta traseira (principal atração da Strada cabine dupla), a VW disse que o acesso ao banco de trás é o mesmo do Gol duas portas e, portanto, satisfatório. A parte traseira é um pouco mais estreita que no Gol, sem contar que o banco de trás fica elevado, mas na comparação com a picape da Fiat realmente há mais espaço tanto para as pernas (4,3 cm extras) quanto para a cabeça (total de 94,5 cm). Ainda assim, somente crianças ou adultos baixinhos ficarão bem acomodados ali. Já a caçamba diminuiu para 580 litros, porém, com a vantagem de não abrigar o estepe (coisa que acontece na concorrente) – que fica embaixo do carro.

Outros diferenciais também marcam a cabine dupla da VW: há uma caixinha porta-ferramentas embaixo do banco traseiro, porta-copos e uma tomada 12V exclusiva para quem vai atrás. Além disso, as janelas laterais são basculantes e o vidro de trás (inteiriço) vem com desembaçador. Em termos de versões, a cabine dupla será ofertada a partir da Saveiro Trendline, tendo ainda a inédita Highline e a aventureira Cross. As duas primeiras mantêm o motor 1.6 8V, deixando a Cross com o 1.6 16V e o controle de estabilidade (item de série) em conjunto com o ABS off-road, o assistente de partida em rampa e o controle eletrônico do diferencial.

Com a nova cabine dupla, a VW fecha o cerco contra a Fiat entre os comerciais leves. Segundo o gerente de marketing Carlos Leite, a Saveiro bateu recorde de vendas em maio e julho deste ano, já conseguindo ser líder na versão de cabine simples em alguns meses. A chegada da nova configuração coloca a Saveiro para brigar numa fatia que já responde por praticamente metade das vendas rival, representando nada menos que 28% do segmento.

A política comercial da Saveiro também é mais agressiva que a do Fox. Na picape faz mais sentido a manutenção do motor 1.6 8V, uma vez que a Strada vende bem na versão 1.4 8V, enquanto a Cross 1.6 16V encara a Fiat Adventure com propulsor 1.8 16V. Além disso, repare que o ar-condicionado já é item de série desde a segunda versão da Saveiro cabine dupla.

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