em

UTI Covid do Hospital Universitário está 100% ocupada

Foto: UEPG

Com a redução do número de leitos exclusivos para pacientes covid-19 no Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, as UTIs da Ala Covid voltaram a ficar 100% ocupadas, como não ocorria há muitos meses. A informação consta no boletim divulgado pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, mantenedora da unidade hospitalar, no final da manhã desta quarta-feira (13).

Na semana passada o Hospital Universitário promoveu uma reformulação dos leitos destinados para pacientes covid, com autorização da Secretaria de Estado da Saúde. A justificativa foi a redução de casos e de pacientes com necessidade de internação, devido ao avanço da vacinação em Ponta Grossa e região dos Campos Gerais. O hospital é referência regional para o Sistema Único de Saúde.

Na sexta-feira (8) passada a UEPG informou que a partir de sábado (9) iria reorganizar a estrutura de leitos disponíveis para pacientes com covid. A decisão da Sesa, conforme a nota, foi tomada no 1 de uutubro de 2021. Após um período de transição, a reestruturação foi implantada. O HU passou então a contar com 70 leitos na Ala Covid.

Boletim do HU-UEPG enviado na sexta-feira (8), quando foi informado que seria feita a reestruturação
Boletim enviado no final da manhã desta quarta-feira (13): UTIs Covid e Geral com 100% de ocupação

As principais reduções foram na quantidade de leitos clínicos e UTIs exclusivas para pacientes covid. De 48 leitos clínicos para covid baixou para 38. E de 36 UTIs, caiu para 20. Além disso, pacientes covid de longa permanência, que já não transmitem mais o coronavírus, também ocupam leitos de UTI da Ala Geral. São 20 leitos. Esse número de leitos não mudou e há meses está todo ocupado.

Pelo dois boletins acima, é possível verificar que aumentaram os números de leitos destinados à Clínica Médica (de 11 para 18) e de Clínica Cirúrgica (de 39 para 50). OHospital Universitário, que havia suspenso a realização de cirurgias eletivas, voltou a atender os pacientes do SUS nesses procedimentos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.