Menu
em

Um a cada quatro óbitos de ponta-grossenses em janeiro foi causado pela covid

Foto: Arquivo DC

Dados levantados pela reportagem do Diário dos Campos, a partir dos boletins diários da Fundação de Saúde e do Serviço Funerário, indicam que quase 25% das mortes de moradores de Ponta Grossa, em janeiro, ocorreram por conta da covid-19.

De acordo com os números apurados, os 25 primeiros dias do ano registraram 246 mortes de ponta-grossenses ou de pessoas de fora da cidade sepultadas em cemitérios locais. A covid-19 matou 61 delas no mês. Ou seja, 24,8%. Um a cada quatro óbitos.

Arte: dcmais

O dado ainda deve ser visto como uma aproximação ‘por baixo’, pois há uma questão importante neste cenário de pandemia: há mortes suspeitas de covid que não estão oficializadas pela FMS, carecem de confirmação via exame e podem entrar no boletim oficial nos próximos dias, semanas e até meses. São as chamadas ‘mortes represadas’. Ponta Grossa tem ao menos cinco delas como ‘a confirmar’. Elas constam no Serviço Funerário, mas não estão baixadas na Fundação de Saúde.

Mortes disparam em 2021

A mortalidade da covid-19 em Ponta Grossa se reflete também no número total de óbitos que constam no Serviço Funerário Municipal. Durante todo o mês de janeiro do ano passado, antes do início da pandemia, o sistema computou 213 sepultamentos em Ponta Grossa ou de ponta-grossenses em outras cidades da região. Neste ano, esse mesmo número está em 246, considerando só 25 dias. O aumento está em 15,5% e será maior quando o mês terminar.

Em ambos os casos, a reportagem desconsidera do Serviço Funerário aquelas pessoas que são de outras cidades e não são sepultadas em Ponta Grossa, prevalecendo o caráter municipal da contagem.

Leia também:
Janeiro é o mês mais mortal da covid em Ponta Grossa

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile