A Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) em parceria com a Prefeitura, promove no mês de março um mutirão de vacinação. A aplicação e revisão das vacinas, voltadas especialmente para o sarampo, acontece no Campus Uvaranas na quarta-feira (4), e no Campus Central na quinta-feira (5).
O horário de funcionamento dos ambulatórios da UEPG é das 8h30 às 16h e o foco para imunização são pessoas de 20 a 29 anos, faixa etária que acumula maior número de casos confirmados em todo o Brasil. No Paraná foram notificados 2350 casos, sendo 753 casos confirmados de sarampo.
Segundo o diretor de Qualidade de Vida no Trabalho da Pró-Reitoria de Recursos Humanos (ProRH), Jeverson Machado Nascimento, essa faixa etária corresponde a grande parte da comunidade acadêmica e reforça a importância da participação de todos para a renovação das doses da vacina. “Ano passado nós realizamos um mutirão onde foram aplicadas mais de 400 doses de vacina para mais de 200 alunos. Esse número de pessoas fora da faixa de imunização é muito alto”, alerta Machado.
O sarampo é uma infecção viral altamente contagiosa, transmitida por via aérea através da fala, espirro e respiração. Os sintomas são tosse, coriza, olhos inflamados, dor de garganta, febre e irritação na pele com manchas vermelhas. O vírus ainda pode levar a complicações como meningite, pneumonia, infecções no ouvido e no sistema nervoso. Após vinte anos sem registro, o Estado do Paraná confirmou o primeiro caso em Campina Grande do Sul no ano passado.
Toda a comunidade externa pode participar. Para agilizar o atendimento, é necessário apresentar a carteirinha de vacinação e documento oficial com foto.