Menu
em

Toyota Prius chega em janeiro por R$ 120 mil

Veículo híbrido mais vendido do mundo com quase 3 milhões de unidades e principal símbolo de carro sustentável da Toyota, o Prius chega ao Brasil na sua terceira geração. O carro será importado do Japão e custará R$ 120 mil. A previsão do começo das vendas é em janeiro de 2013 e apesar do mercado brasileiro estar engatinhando em relação a carros híbridos a marca está bastante otimista. A Toyota espera comercializar mil unidades no primeiro ano do Prius no Brasil.

 O Prius é equipado com dois motores, um a combustão e outro elétrico. O motor a combustão é movido à gasolina e possui quatro cilindros em linha e cilindrada de 1798cc. O motor elétrico, por sua vez, possui potência de 650 Volts e é dotado de corrente elétrica alternada trifásica e funciona em sincronia com o motor a combustão, para potencializar o desempenho em altas velocidades e impulsionar as rodas quando o veículo estiver funcionando exclusivamente no modo elétrico. A potência combinada dos motores é de 138cv.

O Prius também reúne em seu projeto diversas formas de economia de combustível. A tecnologia Toyota Hybrid Synergy Drive utiliza uma potente bateria autônoma, que alimenta o motor elétrico, com potência máxima de 27 kW. Isso permite que em trechos urbanos com velocidade até 50km/h, em média, apenas o motor elétrico seja acionado, o que significa que nenhuma gota de combustível está sendo utilizada. Para velocidades superiores, os motores elétrico e a gasolina trabalham em conjunto, com média de consumo de combustível de 25,5km/l.

O Prius que chega ao Brasil não é plug-in, ou seja, não pode ser carregado na tomada, mas existem formas de acumular energia. A principal delas são os freios regenerativos que permitem acúmulo de energia a cada frenagem realizada pelo condutor. Quando o veículo desacelera ou o freio é acionado, o motor elétrico funciona como um gerador, convertendo a energia cinética em energia elétrica, carregando tanto a bateria híbrida quanto a bateria regular do Prius. Este sistema é particularmente mais efetivo em tráfego urbano, onde as acelerações e frenagem são mais frequentes.   Visando a máxima economia de combustível, o Prius permite ao motorista selecionar quatro modos de condução, Normal, EV (Eletric Vehicle), Eco e PWR (Power) para otimizar a dirigibilidade de acordo com as necessidades do momento.

 

créditos

Marca japonesa quer vender mil unidades do veículo híbrido no primeiro ano de comercialização no País

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile