em

Tesouro Direto: O que é, onde e como investir

Com tanta propaganda negativa da poupança, onde investir?

Hoje trataremos de uma solução fácil e segura: Os títulos públicos federais. Mas, antes de tudo:

O que é um Título Público Federal?

Títulos Públicos Federais (TPF) são ativos de Renda Fixa, ou seja, seu rendimento pode ser dimensionado no momento da contratação. Ao contrário de investimento em ações, nos TPF você sabe quanto ganha. Como o investimento possui baixa volatilidade e previsibilidade é considerado de baixo risco. Quando se trata de investimentos em títulos públicos federais, é consenso de mercado que este seja o investimento de menor risco do país, uma vez que corre o risco soberano. Uma questão comum é: Qual é mais seguro? Um CDB do banco XYZ ou o Título Público Federal? A premissa básica é: Caso tudo dê errado, qual quebra antes: o banco ou o governo do país? .

Sendo assim, a taxa considerada ‘livre de risco’ do Brasil é o investimento garantido pelo tesouro nacional.

Como faço para investir?

Investir em Títulos Públicos é fácil. Desde 2002, pessoas físicas podem emprestar dinheiro diretamente para o governo federal através do Tesouro Direto, mesmo em pequenas quantias. Para isso, você precisa ter um CPF e uma conta corrente em uma instituição financeira (banco ou corretora). Após realizar o cadastro na instituição escolhida, você receberá uma senha provisória da BM&F Bovespa para o primeiro acesso à área restrita do Tesouro Direto. O banco ou corretora intermediará suas transações mediante uma taxa de administração.

Existem 3 classes de títulos e diversos prazos de investimento:

O Tesouro SELIC (antiga LFT): lhe remunerará com base na Taxa SELIC.

O Tesouro Prefixado (antiga LTN): lhe remunerará à uma taxa pré-determinada no momento da compra.

O Tesouro IPCA+ (antiga NTN-B): corrigirá o seu investimento pelo índice de inflação IPC-A e pagará uma taxa de juro real pré-determinada no momento da compra.

Para descobrir o título mais indicado para você, tenha em mente os objetivos deste investimento e os valores a serem alocados. Um assessor/consultor em investimentos poderá lhe auxiliar no processo de definição do melhor título com base nos seus objetivos, perfil e com as últimas previsões de mercado sobre inflação, crescimento econômico e taxa de juros.

 

Dúvidas, críticas ou sugestões para as próximas colunas? Envie um e-mail para [email protected]

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.