em

Segunda fase de vacinação começa no dia 16 de abril

A segunda fase da campanha de vacinação contra a Influenza (H1N1) começa no próximo dia 16 de abril. A vacina, composta por vírus inativado, protege contra os três vírus que mais circularam no hemisfério sul no ano passado: Influenza A (H1N1), Influenza B e Influenza A (H3N2). Caminhoneiros, motoristas do transporte coletivo, profissionais das forças de segurança, portadores de doenças crônicas, funcionários do sistema prisional, adolescentes sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade são o público-alvo nesta etapa. 

A inclusão dos caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários foi feita no dia 30 de março pelos ministros da Saúde, Luiz Henrique Mandetta e da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. Com essa alteração, os professores, tendo em vista que as aulas estão suspensas, passam a integrar o grupo prioritário da terceira fase, bem como as crianças e gestantes. 

Toda semana, o Ministério da Saúde envia novas remessas de lotes da vacina aos estados, conforme entrega do laboratório parceiro, o Instituto Butantan, que antecipou em um mês sua produção, para que o país iniciasse a vacinação da população contra a gripe. Os estados são responsáveis por fazer a distribuição aos municípios.

Em Ponta Grossa, de acordo com a Fundação Municipal de Saúde, as doses da vacina estão sendo distribuídas pela 3ª Regional de Saúde de maneira fracionada. “Algumas vezes, em pequenas quantidades e mais de uma vez por semana, mas receberemos todo o quantitativo necessário para a segunda etapa”, informou o órgão. 

Com relação aos pontos de vacinação, a Fundação de Saúde informou que a intenção é retornar a vacinação para as Unidades Básicas de Saúde. “A campanha de vacinação contra o Sarampo continua até final de junho e nos preocupamos bastante com a Febre Amarela. Seria importante aproveitarmos a campanha de influenza para vacinar contra estas duas doenças”, ressaltou a FMS. 

Meta 

A meta da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe é vacinar, pelo menos, 90% de cada um desses grupos, até o dia 22 de maio. O dia “D” de mobilização nacional para a vacinação acontece no sábado, dia 9 de maio.

Em Ponta Grossa, devem ser vacinados, durante a segunda etapa, 343 funcionários do sistema prisional; 15,5 mil pacientes com doenças crônicas; 1,4 mil pessoas privadas de liberdade. A Fundação Municipal de Saúde disse que ainda não tem a expectativa de quantos caminhoneiros e profissionais das forças de segurança serão imunizados na cidade. 

Idosos 

Ainda durante a primeira fase, pouco mais de 30 mil idosos foram vacinados em Ponta Grossa. O número representa que 90% deste público foi imunizado. Somente na última terça-feira (7), 2,5 mil doses foram aplicadas no município na Feira do Produtor. Os trabalhadores de saúde também integraram o grupo de risco durante a primeira fase da campanha e, até o momento, 75% destes profissionais receberam a vacina. 
 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.