em

Saúde alerta para baixa procura pela vacina do HPV

A procura pela vacina contra o HPV, o papiloma vírus humano, continua baixa no Paraná. A campanha abrange meninas de 9 a 14 anos e desde janeiro deste ano a imunização se estendeu para os meninos a partir dos 9 anos. Recentemente, o Ministério da Saúde ampliou a faixa etária da vacinação para meninos com até 15 anos incompletos. Mesmo com o aumento da oferta, ainda não há grande procura por parte do público-alvo.

 

Arquivo DC
Doses da vacina contra o HPV é disponibilizada nas unidades de saúde

 

A meta é imunizar 80% desse público, o que representa cerca de 304 mil jovens em todo o Estado. O total de meninas no Paraná que fazem parte do público-alvo é 626 mil de crianças e jovens do sexo feminino com idade entre 9 e 15 anos, sendo que a meta também é 80%, correspondendo a 500 mil meninas.

Em Ponta Grossa, de acordo com dados preliminares da Secretaria Estadual de Saúde, aproximadamente três mil meninas de 13 anos deverão receber a vacina na cidade. No entanto, foram vacinadas apenas 7,36% deste público. Os dados são de janeiro até a metade de junho. (Veja a meta para as outras idades no quadro abaixo)

Ampliação

A ampliação da campanha para a faixa etária do sexo masculino, em 2017, tem o objetivo de reduzir a circulação do vírus e proteger contra os cânceres de garganta, pênis e ânus. Em meninas, a vacina protege contra o câncer de colo de útero, que atualmente é o terceiro mais frequente e a quarta causa de morte por câncer em mulheres no Brasil.

“Com a vacina, as chances de reduzir o número de casos de doenças causadas pelo HPV nas futuras gerações são grandes. Para isso, precisamos de maior adesão à campanha e garantir que a meta de vacinar pelo menos 80% do público-alvo seja cumprida”, destaca a chefe do Centro estadual de Epidemiologia, Júlia Cordellini.

Alerta

Para conscientizar os meninos na busca da vacina, o Ministério da Saúde planeja, para o próximo mês de julho, período de férias escolares, uma campanha direcionada a este público, com o intuito de aumentar a cobertura nessa população.

Doses

Para garantir a imunização completa são necessárias duas doses da vacina com intervalo de seis meses entre as aplicações. As vacinas estão disponíveis nas unidades de saúde do município.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.