em

Sábado é dia de lembrar os cuidados com diabetes

Cartaz usado na campanha do Governo do Paraná na prevenção ao diabetes

O Dia Mundial de Combate ao Diabetes foi fixado como 14 de novembro. Um dia para que sejam destacados os cuidados e a prevenção em relação a uma doença silenciosa que pode trazer sérias complicações.

Em Ponta Grossa, no Paraná, segundo dados da Fundação Municipal de Saúde (FMS), 7.313 pacientes recebem acompanhamento periódico em virtude da doença. Naturalmente, o número real de pessoas acometidas por esse mal é muito maior, e inclui pessoas que fazem tratamento na rede privada ou, ao contrário, sequer sabem qual é o nível de glicose em seu sangue.

A diabetes é uma doença crônica, na qual o corpo não produz insulina ou não consegue absorver de maneira correta a insulina que produz. A insulina é um hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue e o corpo precisa dele para utilizar a glicose obtida através dos alimentos. Quando o indivíduo tem diabetes o organismo não fabrica insulina e não consegue utilizar a glicose, o nível de glicose fica elevado (hiperglicemia), podendo ter danos em órgãos, vasos sanguíneos e nervos.

Caso a doença não seja tratada ou fique sem controle, ela pode trazer complicações como cegueira, amputação, insuficiência renal, ataque cardíaco, entre outros. O acompanhamento e a orientação especializada são essenciais para que o paciente se sinta seguro e faça corretamente o tratamento desse tipo de doença crônica.

Complicações

Dados da Secretaria de Estado da Saúde apontam que no Paraná cerca de 82% dos mais de 5 mil óbitos pela covid-19 apresentavam um fator de risco associado, sendo que em 32,38% tinham o diabetes presente.

Tratamento

O Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento completo gratuitamente para a população. Como prevenção, o exame de sangue pode revelar se o indivíduo tem diabetes. Com uma gotinha de sangue e três minutos de espera, é possível saber se há alguma alteração na taxa de glicemia. Caso a alteração seja considerável, é necessária a realização de outros exames mais aprofundados. Para realizar o teste em Ponta Grossa, basta procurar uma das 54 Unidades Básica de Saúde (UBS). O município disponibiliza medicamentos para o tratamento incluindo as insulinas HPN e Regular e o aparelho para monitoramento da glicemia capilar para os pacientes insulino dependentes. (com informações da FMS)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.