em

Restituição do imposto de renda: último lote tem consulta liberada

Ao todo, 2.508 contribuintes da região de PG serão contemplados no último lote destinado a quem não caiu na malha fina

Foto do aplicativo do imposto de renda
CRÉDITO: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

A Receita Federal liberou hoje (23) a consulta ao último dos cinco lotes de restituição do imposto de renda deste ano. Com isso, o contribuinte que entregou a declaração de 2021 (ano-base 2020) já pode saber se acertou as contas com o Leão.

Nos 64 municípios da região abrangidos pela delegacia regional de Ponta Grossa 2.508 contribuintes serão contemplados, totalizando R$ 2.296.712,99. Além daqueles que entregaram a declaração no prazo (até 31 de maio), a Receita vai restituir os que entregaram o documento com atraso, até 15 de setembro, e não caíram na malha fina. Este lote também inclui declarações de exercícios desde 2013.

O dinheiro será pago em 30 de setembro.

Consulta à restituição do imposto de renda

A consulta pode ser feita no site da Receita Federal. Basta o contribuinte clicar no campo “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, “Consultar Restituição”. A consulta também pode ser feita no aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para os smartphones dos sistemas Android e iOS.

Pelo site também também podem ser verificadas eventuais pendências que impeçam o pagamento da restituição – como inclusão na malha fina. Caso uma ou mais inconsistências sejam encontradas na declaração, basta enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes.

A partir do próximo mês o Fisco só liberará as restituições a contribuintes que tenham caído na malha fina em 2021 ou em anos anteriores e tenham retificado a declaração, corrigindo inconsistências ou erros de informação.

Leia também: IOF: Entidades reprovam aumento de imposto

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.