em

Redescubra o estado do Paraná!

No Paraná existem 14 maneiras de se surpreender turisticamente. São tantas as possibilidades, que o estado foi dividido em 14 regiões diferentes para melhor disponibilizar a sua enorme variedade de atrações turísticas: belezas naturais inigualáveis, com grandes reservas da Mata Atlântica preservadas, rios, cachoeiras e todas as riquezas que seu solo cultiva; um riquíssimo acervo histórico e cultural e diferentes alternativas de lazer e gastronomia para você e sua família. Confira a seguir sugestões de destinos em algumas regiões do estado e boa viagem!

 

Cataratas do Iguaçu & Caminhos ao Lago de Itaipu

Cataratas do Iguaçu (Foto: Joel Rocha)

 

Na fronteira com o Paraguai e a Argentina, a região das Cataratas do Iguaçu e da Usina Hidrelétrica de Itaipu é cenário surpreendente: uma maravilhosa união da natureza e das conquistas do homem.

A água é a grande protagonista, seja ela dos rios Paraná e Iguaçu, do Lago de Itaipu ou, ainda, do aquífero Botucatu. O Lago de Itaipu banha os municípios da região, de Foz do Iguaçu a Guaíra. O visitante também se encanta com o exuberante Parque Nacional do Iguaçu, onde a beleza e magnitude das Cataratas se perpetuam atraindo milhares de turistas brasileiros e estrangeiros e, também, com a vegetação e as sinuosas curvas do rio Paraná no Parque Nacional de Ilha Grande.

Os municípios de São Miguel do Iguaçu, Santa Helena, Marechal Cândido Rondon, Missal, Itaipulândia, Santa Terezinha do Itaipu e Entre Rios do Oeste oferecem praias artificiais e inúmeras atrações de lazer e hospedagem, seja em ambientes rurais ou urbanos. A cultura remanescente de alemães e italianos transparece nos muitos eventos, que têm a gastronomia, a música e a dança como pontos fortes.

Muitos são os pratos típicos que podem ser experimentados: da Costela Fogo de Chão ao Boi no Rolete, sem deixar, é claro, de privilegiar os peixes da região, como o dourado, preparado na telha, no carrossel ou no forno. Campeonatos e competições esportivas, principalmente de pesca e náutica, além da prática de atividades de aventura e ecoturismo, nos rios e dentro do Parque Nacional do Iguaçu, são atrações imperdíveis.

Foz do Iguaçu, além de um grande polo de ecoturismo, é também consagrado pela realização de eventos de âmbito nacional e internacional, oferecendo infraestrutura de grande qualidade.

 

Litoral: Morretes, Paranaguá, Guaraqueçaba, Ilha do Mel

Ilha do Mel (Foto: Joel Rocha)

 

Um litoral charmoso, repleto de alternativas turísticas. Sua pequena extensão concentra uma diversidade impressionante de atividades, surpreendendo o visitante por suas belezas naturais, vilarejos encantadores, rios, praias tranquilas e ilhas.

Dentre os seus caminhos históricos, como a Estrada da Graciosa e a Estrada de Ferro Paranaguá – Curitiba, destaca-se, também, o centenário Caminho do Itupava, importante via de ligação entre o litoral e o planalto.

Para os viajantes que apreciam a mescla de história e natureza, a bela Ilha do Mel e o Parque Nacional do Superagui são programas imperdíveis.

Berço da colonização do estado, no litoral estão cidades históricas como Guaraqueçaba, Morretes, Antonina e Paranaguá, sendo que, nesta última, é possível conhecer um dos maiores portos do Brasil e o Santuário de Nossa Senhora do Rocio, padroeira do Paraná.

No Litoral, também está a porção de Mata Atlântica mais preservada do Brasil. Em suas baías, é possível avistar os golfinhos e a pacata vida dos pescadores da região. As atrações continuam, ainda, nos balneários de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, propícios para atividades de lazer, sol e praia.

E não se pode deixar de conhecer a culinária típica da região, o saboroso barreado, que pode ser apreciado acompanhado da deliciosa cachaça de banana. Uma surpresa à parte é a beleza do artesanato que se faz na região. Um convite para compras e cultura!

 

Norte do Paraná tem recantos aconchegantes com belas paisagens

Londrina – Lago Iapó (Arquivo Paraná Turismo)

 

Com belíssimas paisagens, recantos aconchegantes e o aroma do café que se expande entre as plantações, a região Norte surpreende seus visitantes. Sua colonização se deu entre as décadas de 1920 e 1950, com a expansão da cafeicultura. Possui fortes marcas de diferentes culturas.

Em Rolândia, os imigrantes alemães fazem história, que transparece na arquitetura, na gastronomia, nos eventos, na dança e na música. Mas os japoneses também se destacam, em Assaí e Londrina, onde diversos templos e comemorações marcam a etnia. Na região, o visitante pode encontrar empreendimentos com tecnologia de ponta, em contraste com propriedades rurais onde a agricultura familiar tem presença marcante. Hoje, muitas dessas propriedades estão abertas ao lazer, com hospedagem e alimentação.

Também merece destaque na região o turismo de eventos e negócios, alicerçado numa infraestrutura de qualidade para a realização de eventos científicos, culturais, agropecuários, esportivos.

Em Londrina, realiza-se anualmente a maior Feira Agropecuária do estado, assim como festivais e congressos. Roteiros técnicos também são oferecidos para aqueles que querem conhecer como são desenvolvidas as riquezas econômicas da região.

A religiosidade também se faz presente, nos inúmeros eventos, templos e roteiros, com destaque para a Rota da Fé entre Lunardelli e Apucarana e a Rota do Rosário, mais ao norte pioneiro.

Em Ribeirão Claro e Carlópolis, encontramos a Represa de Chavantes. Canoagem, rafting, trekking, voo livre, paraglider, passeios náuticos, cavalgadas, caça e pesca são atividades que podem ser praticadas na área rural da região, em rios, represas, cachoeiras e belas fontes de água mineral.

 

Rotas do Pinhão – Curitiba e Região Metropolitana

Catedral de Curitiba (Foto: Joel Rocha)

 

Na capital do Paraná, é possível fazer uma viagem pelo mundo. Com mais de três séculos de existência, Curitiba abriga surpresas que fascinam entre os seus espaços culturais, históricos, memoriais e endereços gastronômicos que remetem às várias etnias, revelando sua principal característica, a imigração.

Uma cidade à frente do seu tempo, que já há muitas décadas vem sendo modelo de planejamento urbano, de transporte público e de preservação ambiental – criando um equilíbrio entre a natureza e a vida do homem moderno. Seus parques e museus são passeios preferidos pelos moradores e pelos muitos visitantes que aqui vêm para participar dos inúmeros eventos e para fazer negócios.

Nos seus arredores, podem ser descobertos muitos outros encantos na conhecida ‘Rotas do Pinhão’, um misto de aventura, história, gastronomia, paisagens bucólicas e rurais. A Lapa possui um centro histórico de 14 quarteirões tombado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Além de oferecer atividades de turismo rural em hotéis fazenda e chácaras de lazer.

Ainda dentro da Rota dos Tropeiros, encontramos Balsa Nova com sua bucólica Vila de São Luiz do Purunã. Campo Largo se destaca pela produção de louça e porcelana de muita qualidade e Rio Negro com seu artesanato em palha de milho e seu imponente Seminário Seráfico, sede atual da Prefeitura local.

Em Campo do Tenente, o Mosteiro Trapista oferece biscoitos deliciosos, além de retiro espiritual. Mas, nesta Região, as atividades rurais se destacam. São cafés coloniais, restaurantes, cavalgadas e muitas outras atrações de lazer formando diversificados roteiros.

Em Colombo e São José dos Pinhais, é possível fazer roteiros do vinho. Em Campo Magro, Quatro Barras, Piraquara e Campina Grande do Sul e Cerro Azul, a natureza e aventura são as atrações. Em Araucária, Almirante Tamandaré e Pinhais, a ruralidade é o ponto forte.

 

FONTE: Paraná Turismo (PRTUR)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.