em

Professor do Cescage é aprovado em doutorado com pesquisa desenvolvida na região

O curso de Agronomia das Faculdades Cescage, possui mais um professor com título de doutor. O docente Luis Miguel Schiebelbein, foi aprovado como Doutor em Agronomia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa, com a tese “Atributos físicos do solo e coberturas de inverno sobre a disponibilidade de água e os componentes de rendimento do milho”. O trabalho de pesquisa começou em 2013 com os primeiros experimentos. No total foram três safras  avaliadas durante o trabalho. O Doutor Luis Miguel Schiebelbein comentou sobre os resultados que encontrou em sua pesquisa.  “A qualidade estrutural do solo em associação com os elementos meteorológicos locais, entre eles chuva, radiação solar e temperatura, efetivamente condicionam a produtividade”, disse.

 

Os estudos foram realizados na com base em informações coletadas pela Estação Meteorológica que foi instalada na Fazenda Escola Cescage em parceria com a UEPG. “A estação meteorológica serviu para minha tese e está servindo para outras pesquisas do Cescage e da UEPG. A grande área, mão de obra especializada, e outras condicionantes colaboram para que as pesquisas sejam realizadas de forma segura e que permitam a geração de dados confiáveis que servem de resultados para os alunos e toda região”, falou Schiebelbein.

 

As avaliações foram realizadas abordando as relações entre a física do solo e agrometeorologia, que são as duas principais condicionantes de produtividade de diferentes culturas. Neste caso foram estudados os efeitos das épocas e densidade das semeaduras de milho. “Se as variáveis estiverem adequadas à cobertura de solo passa ter interferência não significativa de caracterização fisiológica do efeito estresse hídrico, considerando a disponibilidade de chuva e o balanço hídrico positivo na região dos Campos Gerais. Assim, a produtividade irá depender da época de semeadura e população de plantas, desde que as demais condições estejam adequadas e as práticas de manejo conservacionista do solo sejam praticadas”, concluiu o pesquisador.

 

O professor complementa que as variações climáticas sempre existiram, mas a cultura do milho implantada no início do período recomendado consegue ser um pouco mais produtiva, que a cultura implantada já na época limite, que seria em dezembro – para safra normal. Durante a época do estudo houve alterações climáticas que foram observadas, como por exemplo, o fenômeno El Niño, com chuvas acentuadas. As coletas de campo foram realizadas pelo pesquisador com a colaboração dos acadêmicos de Agronomia das Faculdades Cescage. A banca examinadora foi composta pelos seguintes professores: Doutor André Belmont Perreira (Orientador/UEPG), Doutor Paulo César Sentelhas (USP), Doutor Jadir Aparecido Rosa (IAPAR-PG), Doutor Jefferson Zagonel (UEPG) e Doutor Helio Antonio Wood Joris (UEPG).

Divulgação
O professor foi aprovado por pesquisa desenvolvida na região

Luis Miguel Schiebelbein

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1997) e mestrado em Ciências do Solo pela Universidade Federal do Paraná (2006). Doutor em Agronomia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2017). Atualmente é Professor do Curso de Agronomia e de Pós-Graduação em Agronegocio e Gestão Empresarial das Faculdades Cescage. É revisor da Revista de Ciências Agrárias – CESCAGE, Professor Colaborador do Curso de Agronomia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agricultura de Precisão, atuando principalmente nos seguintes temas: Agricultura de Precisão, Geoprocessamento, Modelagem e Ecofisiologia da Produção Agrícola, Agrometeorologia, Mecanização, Aplicação em Taxa Variável, Fertilidade do Solo e Qualidade.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.