Menu
em

Prefeitura pretende castrar 3,5 mil animais em 2021

A expectativa é castrar 2.500 cachorros e 1.070 gatos (foto: Fábio Matavelli)

A Prefeitura de Ponta Grossa pretende castrar 3.570 animais ainda em 2021 através do programa de controle populacional de cães e gatos que é oferecido de forma gratuita a toda população de baixa renda do município. O investimento será de R$ 620 mil através de convênios com clínicas veterinárias.

Segundo os dados divulgados pela assessoria de imprensa do governo municipal, os contratos que estão ativos com as clínicas se encerram neste mês, mas um novo processo de credenciamento deve ser aberto. A expectativa é castrar 2.500 cachorros e 1.070 gatos. As fêmeas têm prioridade na castração.

A expectativa é que com a implantação do projeto de castração de cães e gatos em conjunto com ações como a Feira de Animais, fiscalização de canis e trabalhos educativos, a prefeitura consiga minimizar o número de animais abandonados pela cidade.

Como funciona o programa?

Para fazer o cadastro é necessário apresentar cópias de RG, CPF, comprovante de residência do requerente, Cartão SUS e CadÚnico do requerente e o Comprovante de Beneficiário de Programa Social, preencher a ficha de cadastro juntamente com a ficha de descrição do animal e assinar um termo de autorização do procedimento cirúrgico. Cada responsável poderá cadastrar até cinco animais para cirurgia.

A prefeitura destaca que é de inteira responsabilidade do tutor o transporte dos animais até os locais para a realização da cirurgia e para a retirada dos pontos, como também os cuidados pós-operatórios.

CRAR

O Centro de Referência para Animais em Risco (CRAR), que atende somente animais de rua que não possuem tutores, está com 51 animais na sede do Centro. O CRAR realiza o atendimento de animais feridos, atropelados, castrações e depois encaminhada os animais para adoção responsável.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile