em

Prefeitura conscientiza população para destino correto do lixo

 

 

Campanha quer conscientizar moradores para não jogar lixos nos rios/ Foto: Rodrigo Covolan

 

 

A Prefeitura de Ponta Grossa está mobilizada em realizar trabalhos de conscientização junto à população para a destinação correta do lixo. A medida é para evitar alagamentos e enchentes na cidade como aconteceu no último domingo (29). De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Paulo Barros, a quantidade de lixo que vai os sistemas de drenagem tem aumento os riscos de alagamentos.

“Os resíduos da construção civil e outros lixos que são jogados em beiras de arroio e nas áreas de preservação ambiental são os maiores causadores dos entupimentos dos bueiros. As pessoas que estão morando nos fundos de vale são os maiores prejudicados”, explica o secretário.

Por conta destas situações, Barros comenta que as pessoas estão sendo alertadas sobre os riscos de jogar lixos de maneira inadequada. “Não é possível as pessoas jogarem lixos em terrenos e na beira dos arroios. Hoje a empresa PGA coleta 100% do lixo nos perímetros urbanos, então não cabe a jogar nestes locais. Além disso, os resíduos da construção civil também contam com uma usina para a destinação correta do material”, ressalta.

Nesta semana, o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, informou que  a Prefeitura deve realizar campanhas de conscientização em diversos bairros da cidade. “Faremos essa campanha juntos aos meios de comunicação, porque esse é um problema crônico, e as pessoas precisam entender que a responsabilidade não é só da Prefeitura, mas de todo cidadão”, comentou Rangel.

Ainda segundo secretário de Meio Ambiente, diversas questões, além do lixo, têm contribuído para os riscos de alagamentos como a questão do aquecimento global e algumas construções que impedem a impermeabilização do solo que acontecem através das pavimentações asfálticas, grandes loteamentos urbanos e obras com áreas expressivas.

Medidas

Além da conscientização, outras medidas estão sendo tomadas para evitar agravantes das chuvas na cidade. “A Secretaria realiza um levantamento das áreas de risco e verifica locais para receber parques lineares para conter as cheias. Também estamos em fase de estudos para elabora o Plano Municipal de Drenagem Urbana que envolve a análise de imagens e área de preservação”, diz.

Em paralelo, a Secretaria de Planejamento realiza levantamentos topográficos em diversas ruas com o intuito de desenvolver projetos para o redimensionamento de galerias de águas pluviais. “Estamos verificando os trechos que apresentaram problemas mais graves devido as fortes precipitações que vêm acontecendo em todo o Brasil e vamos elaborar os estudos e projetos necessários”, garantiu a pasta.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.