Divulgação
Versão top incorpora modificações estéticas recebidas pela versão intermediária LXR na linha 2015
Nesta semana a Honda apresenta a linha 2016 do Civic, que chega às lojas apenas no mês que vem. A maior novidade é a volta da versão top de linha EXR, que inclui controle de tração e estabilidade, airbags laterais e de cortina e central multimídia escamoteável com imagem da câmera de ré mostrando o carro em diversas posições, inclusive 360 graus.
Essa versão top incorpora as modificações estéticas recebidas pela versão intermediária LXR na linha 2015, como barra cromada que circunda a parte inferior da grade em colmeia e faróis de neblina redondos.
Para complementar o conjunto, a versão receberá rodas de liga leve aro 17. Só com câmbio automático de cinco velocidades (com direito a paddle shifts, borboletas atrás do volante), seu preço sugerido será de R$ 88.400.
Outra novidade na linha é a oferta do assistente de partida em rampa, que mantém o carro parado em aclives por alguns segundos, o suficiente para que o motorista acione o pedal do acelerador sem que ele deslize para trás.
Esse item estará disponível já na versão intermediária LXR, que terá o preço reajustado de R$ 75.900 na linha 2015 para R$ 78.400 na 2016 alta de R$ 2.500. Esteticamente a versão top traz maçanetas cromadas e teto solar na LXR, as maçanetas são da cor do veículo.
Apenas as versões de entrada LXS, que permanecem com o visual antigo, têm a opção de câmbio manual (de seis velocidades).
Seu preço sofrerá reajuste também de R$ 2,5 mil, passando de R$ 68.400 para R$ 70.900. Assim o Civic ultrapassa a barreira psicológica dos R$ 60 mil. Com câmbio automático, a versão LXS sofre reajuste de R$ 2.400 de R$ 71.500 para R$ 73.900.
Motorização
No trem de força, nada muda no Civic 2016. As versões de entrada LXS vêm com motor 1.8 16V de 139 cv com gasolina a 140 cv com etanol, enquanto a intermediária LXR e a top EXR trazem motor 2.0 16V de 150 cv a 155 cv de potência. Todos os carros trazem sistema FlexOne, que dispensa o tanque auxiliar de partida a frio.
Com as mudanças, o Civic espera diminuir a diferença para seu maior rival, o Corolla, que ficou com a liderança entre os sedãs médios em 2014. Neste ano o modelo da Toyota já começou à frente vendeu em janeiro 4.021 unidades, contra 2.347 do modelo da Honda.
Como ficam os preços de cada versão do Civic 2016
LXS manual: R$ 70.900
LXS automática: R$ 73.900
LXR (só automática): R$ 78.400
EXR (só automática): R$ 88.400