em

Prazo da vacinação contra gripe acaba sexta-feira

Sexta-feira (22) é o último dia para as pessoas que são dos grupos de risco se vacinarem contra a gripe. O prazo foi prorrogado três vezes em todo o Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, devido à greve dos caminhoneiros e também por não atingirem a meta nacional de doses aplicadas, o prazo se estendeu.

Podem se vacinar idosos a partir de 60 anos, crianças de seis meses até cinco anos, trabalhadores da saúde, professores do ensino básico e superior, povos indígenas, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto).

A escolha dos grupos prioritários para a vacinação contra a gripe segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Essa definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

Em Ponta Grossa, nenhum dos grupos atingiu a marca de 90% de vacinação proposta pelo governo federal. Segundos dados divulgados pela Secretaria Municipal de Saúde, até a manhã de ontem (20), os idosos são os que mais se vacinaram, num total de 88%.As crianças são as que menos se vacinaram, com 58%. Seguidas das gestantes com apenas 59% de doses aplicadas.

Os trabalhadores da saúde seguem com 68%; as gestantes com 57%; as puérperas com 66%; professores com 76% e há registro de 11 doses aplicadas para a população indígena. Como Ponta Grossa não tem uma população indígena fixa na cidade, não são contabilizados quantos podem receber a vacina. Mas quando há procura nas unidades, eles são vacinados.

De acordo com o secretário adjunto de Gestão em Saúde, Robson Xavier da Silva,esses números são preocupantes. "A população precisa saber da importância da vacinação. Principalmente os pais levarem as crianças. A imunização ajuda a combater o aparecimento de outras doenças", explica. Silva ainda reforça que o número de crianças imunizadas em 2018 é o menor número de doses aplicadas nos últimos 16 anos, segundo dados do Ministério da Saúde.

No município de Ponta Grossa, apenas 75% das pessoas do grupo de risco se vacinaram. Ou seja, aproximadamente 53 vacinas foram aplicadas e 18 mil ainda faltam.  As doses de vacina que sobrarem serão encaminhadas para outros grupos prioritários."O Ministério da Saúde que vai definir quem vai receber essas vacinas. As pessoas que já são dos grupos de risco poderão ainda continuar se vacinando, mas não serão prioridade. Quem chegar primeiro é quem será vacinado", expõe. O Ministério da Saúde deve divulgar até amanhã (22) quais pessoas poderão receber essas doses. Segundo Silva, esse é o 19° ano em que as vacinas são liberadas para outros grupos da população.

Idosos foram os que mais se vacinaram nesse ano (Foto: Arquivo DC)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.