Menu
em

Por ano são registrados 100 casos novos de Tuberculose

arquivo do DC

 

Em decorrência do Dia Mundial da Tuberculose, dia 24 de março, durante a última semana foram desenvolvidas diversas ações que alertam para o combate da Tuberculose. Em média são registrados por ano 71 mil novos casos em todo o Brasil. Em Ponta Grossa esse índice fica entre 90 e 100 casos da doença. A atenção das campanhas de combate está voltada para o diagnóstico precoce.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), durante muito tempo a tuberculose não recebeu a devida atenção. Como resultado do descuido, só em 2010, quase nove milhões de pessoas ficaram doentes devido à tuberculose e 1,4 milhão de pessoas morreu devido à mesma causa, sendo que 95% destes casos aconteceram nos países em desenvolvimento, segundo nota divulgada no site da ONU. Com estes números expressivos, a ONU considera a tuberculose a doença infecciosa mais letal para a população adulta em todo o mundo.

No Brasil, ações e investimentos do Ministério da Saúde e o Sistema Único de Saúde (SUS) vêm sendo desenvolvidos para controlar a doença. Anualmente são registrados mais de 70 mil casos de tuberculose. Nos Campos Gerais, segundo a coordenadora da Tuberculose e da Hanseníase da 3ª Regional de Saúde, Tania Escorsin, registrou-se no ano passado, 105 casos da doença, com 85% de cura, atendendo ao índice determinado pelo Ministério da Saúde. Já no município esse número chegou a 69, onde foram tratados e curados 74%, abaixo do indicado. Nesta ano, a Regional mapeou 26 novos casos de janeiro até agora, em Ponta Grossa.

 

Leia mais na versão impressa do DC.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile