em

PG terá semana de capacitação para microempreendedores

Com o intuito de capacitar e orientar os microempreendedores individuais (MEI) e fomentar a formalização, o Sebrae organiza a “Semana do MEI”, que ocorrerá de 20 a 24 de maio em todo o território nacional. Com o tema “Chega junto com o Sebrae”, a programação de capacitação para microempreendedores gratuita tem uma série de palestras, oficinas práticas, além de talk shows. Em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais do Paraná, os MEI terão acesso a orientações, consultorias, palestras e oficinas.

A Sala do Empreendedor em Ponta Grossa oferecerá orientações sobre o preenchimento da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), cuja entrega é obrigatória até 31 de maio. Essas orientações serão disponibilizadas todos os dias da semana, das 12h às 17h.

A programação começa na segunda-feira (20), às 19h, com a oficina online “Trilha MEI – Datas Comemorativas”. Já na terça-feira (21), às 19h, os interessados podem participar da palestra presencial “Registro de Marca e Sebraetec”, no Lab de Ideias. Na quarta-feira (22), acontece de forma online a “De informal a empresário legal”, 19h, destacando o processo de transição para a formalidade.

Já na quinta-feira (23), 19h, é hora de falar em “Boas Razões para Investir em Marketing Digital”, no Centro de Criatividade de Ponta Grossa. Na sexta-feira (24) haverá mais um Programa Impulso, das 12h às 17h, na Sala do Empreendedor de Ponta Grossa. No período da noite, às 19h, acontece a Oficina DASN, para empresários que desejam fazer a declaração em casa.

A Semana do MEI é um movimento liderado pelo Sebrae e que mobiliza Salas do Empreendedor, Pontos de Atendimento ao Empreendedor (PA) e parceiros para oferecer serviços e conteúdos para o MEI.

Conforme a consultora do Sebrae/PR, Gabriela Cipriano, a Semana do MEI foi desenvolvida visando atender, exclusivamente, a categoria que tem desempenhado um papel fundamental na economia brasileira nos últimos anos. Na região, são 77.705 MEI.

“É uma semana dedicada a promover a capacitação dos microempreendedores individuais. Destacamos a importância de adquirir novos conhecimentos para melhorar a gestão da empresa, além de proporcionar auxílio no preenchimento da Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), que é obrigatória. Também buscamos incentivar aqueles que ainda estão na informalidade a regularizarem seus negócios “, explica.

Para conferir a programação completa, inclusive os eventos presenciais promovidos em cada estado, acesse a página sebrae.com.br/semanadomei.

Região

Além de Ponta Grossa, outras cidades da região também terão ações. Em Ipiranga, na quarta-feira (22), haverá a 1ª Feira MEI, durante todo o dia. Em Castro, a sexta-feira (24) será exclusiva para orientações sobre o preenchimento da DASN. Em Porto Amazonas, na segunda-feira (20), será oferecido o curso presencial de Segurança do Alimento e, em Sengés, na terça-feira (21), 19h, será realizada a palestra on-line “Como gerir preço de venda”.

Histórico

Em 2024, comemora-se os 15 anos dos primeiros microempreendedores individuais formalizados. De 2009 para cá, o País registrou a criação de mais de 15,6 milhões de MEI. E é nesse contexto que a 15ª Semana do MEI se desenvolve.

As atividades presenciais ocorrerão em 2.413 municípios de 25 estados do Brasil, o que representa 43,3% da quantidade total de municípios do País.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.