Menu
em

PF cumpre mandados de busca, apreensão e prisão em dez Estados e no exterior

Estão sendo cumpridos na manhã desta segunda-feira (23) 153 mandados de busca e apreensão pela Receita Federal e Polícia Federal. 145 são em dez Estados brasileiros e o restante na Espanha, Colômbia, Portugal e Emirados Árabes.

A Operação Enterprise visa a desarticular uma organização criminosa voltada ao tráfico internacional de entorpecente e diversos outros crimes correlatos, tais como lavagem de dinheiro e remessa ilegal de divisas para o exterior.

Também está em andamento o cumprimento de 65 Mandados de Prisão. Além disso, foram concedidos 37 pedidos de arresto (mandados de apreensão) de aeronaves.

Os mandados estão sendo cumpridos na Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Norte, Santa Cataria e São Paulo. Eles foram expedidos pela Justiça Federal de Curitiba.

As investigações iniciaram a partir de uma apreensão realizada em setembro de 2017 por servidores da Receita Federal, que impediram o embarque de 776 quilos de cocaína que estavam sendo exportados pelo Porto de Paranaguá (PR), com destino ao Porto de Antuérpia, na Bélgica.

50 toneladas

Durante o período investigativo, foram apreendidas perto de 50 toneladas de cocaína ligadas à quadrilha, no Brasil e no exterior. A maior parte das apreensões ocorreu em área portuária, mas houve quantidade significativa de ações em depósitos, estradas, aeronaves e até em embarcações de menor porte, em alto mar.

A organização criminosa atuava também na lavagem de dinheiro, tentando dar aparência legal ao capital ilícito proveniente dos crimes praticados.

Para isso, criavam e utilizavam contas de pessoas físicas e jurídicas fictícias sem capacidade financeira, conhecidas popularmente como “laranjas”, para adquirir grande quantidade de bens móveis e imóveis, tais como aeronaves, carros de luxo, apartamentos e fazendas.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile