em

Parceria garante acompanhamento da saúde da mulher

A Prefeitura de Ponta Grossa em parceria com o Instituto Sírio Libanês de São Paulo, lançaram na tarde de hoje (04) o Protocolo de Atenção Integral à Saúde da Mulher. O documento que será publicado nessa semana em Diário Oficial, determina medidas e procedimentos que as mulheres ponta-grossenses podem pedir nas unidades básicas de saúde.

A nova diretriz amplia o acesso ao planejamento familiar desde a adolescência, respaldando os profissionais com leis, estatutos e definições para atendimento de adolescentes, garantindo o acompanhamento, passando pela gestação até o climatério.

A cidade foi uma das cinco escolhidas pelo Instituto e Ministério da Saúde para adaptar esse protocolo à realidade do município. A enfermeira, Adriana Alves, foi uma das servidoras que participou dos treinamentos e cursos para elaboração do documento. "Nós ficamos dez meses realizando aperfeiçoamentos e adaptando a proposta para Ponta Grossa. Conseguimos materializar uma proposta que vai realmente atender as mulheres da cidade e dar a elas um direcionamento do que é melhor para a saúde de cada uma", explica.

O protocolo é um planejamento familiar pensando na saúde da mulher desde a sua adolescência até a terceira idade. "Vamos trabalhar uma forma de atendimento padronizado. Nossos funcionários tem a capacidade técnica de atender a esses e outros protocolos que foram elaborados pela secretaria de saúde", destaca Robson Xavier da Silva, secretário adjunto de Gestão em Saúde.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Ângela Pompeu, várias adaptações foram feitas de um documento geral e as especificações foram pensando nas necessidades das mulheres de Ponta Grossa. "Nós acrescentamos uma parte sobre a gravidez na adolescência. Temos um índice de 20% de jovens grávidas na cidade. Temos que entender o que a demanda precisa", comenta.

Até o momento a Secretaria de Saúde contava com o protocolo de gestantes, mas não com o protocolo da mulher como um todo. Com o novo será possível recomendar métodos contraceptivos, inclusive com colocação do Dispositivo Intrauterino (DIU), em cumprimente a lei municipal.

Atendimentos

As mulheres poderão se dirigir a qualquer unidade básica de saúde para solicitar consultas e exames para realizarem esse planejamento familiar proposto pelo protocolo. Os profissionais da unidade irão analisar cada caso e indicar os procedimentos que devem ser seguidos.

Protocolo foi assinado na tarde de hoje (04) por representantes da Prefeitura

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.