Menu
em

Município valoriza sua cultura

Ponta Grossa oferece grande variedade de eventos culturais e oportunidades para novos artistas. Editais divulgados este ano preveem apresentações teatrais, musicais, exposições artísticas, oficinas, incentivo a mostras individuais e coletivas de artes visuais, produções cinematográficas, fotográficas e de esculturas.

O município também é referência com a realização anual do Festival Universitário da Canção (FUC) e do Festival Nacional de Teatro de Ponta Grossa (Fenata), aguardados com expectativa por grupos formados em todas as regiões do país. Os dois eventos envolvem a comunidade local, e costumam lotar o Cine-Teatro Ópera, com palco e auditório espaçosos, e que passam por revitalização para melhor atender ao público.

Buscando formar a própria equipe de produção teatral, a prefeitura apresentou, no mês passado, a primeira peça interpretada pelo grupo de teatro municipal. A proposta é manter uma agenda de atividades como já ocorre com o Coro Cidade de Ponta Grossa, na área musical.

No que se refere à recuperação de imóveis e patrimônios culturais, a Locomotiva 250 teve sua revitalização concluída nesta semana, graças a parceria entre prefeitura e Exército Brasileiro. O imóvel ao lado, a Estação Paraná, que é a sede da Casa da Memória, também deve passar por reformas nos próximos meses.

 

Acervo municipal

Este também foi o ano da primeira edição do PG Memória, evento que convidou a população a conhecer e valorizar seu patrimônio cultural material e imaterial. A chefe de divisão do setor de artes visuais da Fundação Municipal de Cultura de Ponta Grossa, Mariângela Digiovanni, acredita que um importante passo a ser dado agora é criar um espaço ideal para a exposição de obras do município. “Temos cerca de 400 obras entre pinturas, desenhos e escultura. Estamos terminando a catalogação para, em seguida, expor tudo e fazer com que as obras circulem”, diz.

 

Revitalização

Estação Saudade novinha em folha

A centenária Estação Saudade, em uma parceria entre prefeitura e Fecomércio-PR, deve ter sua obra de revitalização concluída até novembro. O imóvel, tombado pelo patrimônio, receberá sua maior obra de recuperação desde o início dos anos 2000.

A maior parte dos serviços externos já foi realizada, principalmente o que se refere à revisão e reparo da estrutura do telhado, troca de todas as telhas e calhas, restauro das portas e janelas, recuperação dos revestimentos de parede e emassamento de paredes para pintura. As equipes realizam agora a pintura externa e, no interior, parte das instalações elétricas, lógica e hidráulicas já foi feita.

Nos próximos dias deve ser feita a instalação de ar condicionado, preparação das paredes para pintura, restauro de pisos em granitina, ladrilho hidráulico e do piso cimentado da plataforma, pintura, revestimento em cerâmica, instalação de equipamentos da cozinha e café, inclusive exaustão. Para esses trabalhos, parte dos equipamentos já foi adquirida. Ao término da obra, o prédio deve abrigar um centro de cursos profissionalizantes, uma seção museológica das ferrovias e um café.

A seleção para funcionários que irão atuar no café da Estação Saudade ocorreu nesta semana. É mais uma parceria que gera emprego e garante a preservação do imóvel.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile