Menu
em

Maneiras de aproveitar melhor os móveis planejados

Das Assessorias

Práticos, bonitos e funcionais, são inquestionáveis as vantagens que os móveis planejados levam em relação aos tradicionais. O aproveitamento de espaço é a maior delas, já que os projetos são feitos sob medida para cada ambiente. O design, tradicionalmente ‘clean’, proporciona sensação de amplitude e contemporaneidade.

No entanto, mesmo o mais funcional dos móveis pode ser melhor aproveitado se forem seguidas algumas regras, como diz Danilo Ribeiro, designer da loja MyDecor, em São Paulo. E é o profissional, especializado em móveis planejados e decoração, quem dá preciosas dicas. Na cozinha, o objetivo é distribuir as peças de forma que se obtenha um acesso mais rápido aos itens guardados. “Para isso, é preciso administrar melhor as gavetas na parte inferior, e as peças que são raramente utilizadas devem ser colocadas nas últimas gavetas”, explica.

Além disso, é bom evitar portas com elevação acima de um metro e oitenta centímetros de altura. “Não são acessíveis para a maioria dos clientes, e no caso de medidas altas, é preciso sempre solicitar um bom fechamento para evitar cantos com pó acumulado, além do que os fechamentos também proporcionam melhor acabamento”, define.

Na hora de elaborar o projeto do home theater, segundo ele, é preciso lembrar que os aparelhos tecnológicos podem ser eventualmente trocados. “E nem sempre os recém-adquiridos contam com o mesmo tamanho de seus antecessores, portanto, é necessário planejar vãos que atendam necessidades futuras”, descreve.

Em ambientes como o closet, quando houver espaço disponível, deve-se utilizar portas tradicionais e não de correr. “Estas, ao serem abertas, impedem a visão da totalidade do armário. Já as portas tradicionais podem ser abertas simultaneamente, permitindo que todas as prateleiras e gavetas sejam vistas ao mesmo tempo”, detalha.

No banheiro, o projeto dos gabinetes deve levar em conta itens de estética, como secador, escovas e produtos de maquiagem, por exemplo. “As toalhas devem ser guardadas em nichos fechados e vale lembrar que os nichos abertos são utilizados para decoração e acabamento, e não para armazenamento”, comenta.

É importante optar por acabamentos resistentes na parte inferior dos armários, para que não sejam danificados com a limpeza constante. “Deve-se escolher acabamento neutro para a parte interna, pois no caso de mudanças estéticas – cor das portas, por exemplo –, será necessário modificar apenas as peças externas”, alerta.

O projeto

No momento de elaborar o projeto, é preciso lembrar que uma casa possui produtos de tamanhos diferentes e que precisam ser guardados. “Como malas, tábuas de passar roupa, escadas, aspiradores de pó e cada um deverá ter seu lugar específico”, completa. Por fim, antes de optar por uma compra, é bom não esquecer a planta baixa do ambiente, aquela que mostra o tamanho dos espaços. “Com as medidas em mãos, é possível estudar melhor o tamanho mais adequado para cada móvel, levando-se em conta a circulação diária, pois o bem-estar dos moradores da casa está sempre em primeiro lugar”, finaliza.

 

Divulgação

Na cozinha, o objetivo é distribuir as peças de forma que se obtenha um acesso mais rápido aos itens guardados

 

 

Divulgação

Em ambientes como o closet, quando houver espaço disponível, deve-se utilizar portas tradicionais e não de correr

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile