em

Mais de 2,1 mil mulheres aguardam exames médicos

Mais de 200 mulheres aguardam na fila para exames de mamografia em Ponta Grossa. (Foto: José Aldinan)

Em Ponta Grossa, 2.174 mulheres estão na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS) para realizar os seis principais exames e consultas na área da ginecologia e que ajudam a diagnosticar doenças que afetam o público feminino, como câncer de mama e colo de útero. Os dados estão disponibilizados no site da Prefeitura Municipal e foram atualizados no final de setembro.

No mês dedicado à saúde da mulher por meio da campanha Outubro Rosa, diversas ações de conscientização e mutirões de exames estão sendo realizados no município. Entre as maiores demandas está a ultrassonografia transvaginal, com 1.685 mulheres na fila de espera. A ultrassonografia mamária e a mamografia bilateral de rastreamento, que ajuda a detectar o câncer de mama, tem cerca de 219 pacientes aguardando pelo procedimento.

De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), as filas se devem à suspensão dos procedimentos eletivos ocorrida no ano passado, tanto na rede pública e como privada, por determinação do Ministério da Saúde em decorrência da pandemia. Os atendimentos só foram retomados em julho deste ano.

Para reduzir as filas, a FMS vem realizando mutirões de exames preventivos. Neste mês, estão programadas ações nos próximos cinco sábados, inclusive para atualização do esquema vacinal para mulheres. Serão abertas 738 vagas de exames em cada mutirão, totalizando 3.690 atendimentos este mês.

Segundo a FMS, as Unidades de Saúde estão intensificando as ações voltadas para a Saúde da Mulher com serviços que abrangem planejamento familiar, coleta de preventivo, solicitação de mamografia para as pacientes com idades entre 50 e 69 anos, realização de pré-natal, avaliação ginecológica, oferta de testes rápidos, consulta médica e enfermagem, entre outros serviços.

Filas dos principais exames e consultas

Ultrassonografia transvaginalUltrassonografia mamáriaUltrassonografia pélvicaConsulta em cirurgia ginecológicaMamografia bilateral de rastreamentoCistos de ovárioTotal
168517011711549382174

Fonte: www.pontagrossa.pr.gov.br/fms/lista-de-espera

Pacientes com câncer ilustram calendário

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Ponta Grossa vai lançar, no dia 14 de outubro, o calendário 2022 em homenagem aos pacientes em tratamento de câncer atendidos pela entidade. Os assistidos foram fotografados por Cleon Costa nos principais pontos turísticos da cidade e vão ilustrar a publicação. O lançamento será no Shopping Palladium – Piso T, às 19 horas.

A presidente da Rede Feminina, Vani Quadros Fadel, disse que “o calendário é um sonho de muitos anos” e que na pandemia os voluntários tiveram mais tempo para elaborar. O projeto integra a campanha Outubro Rosa.

Os calendários serão vendidos a R$ 10 e a renda será revertida para o tratamento dos pacientes. “Hoje estamos com mais de 200 pacientes, entre homens, mulheres e crianças. Toda a renda será revertida para a compra de medicamentos, cestas básicas e alimentação especial”, acrescentou.

A entidade conta com uma casa de apoio para os pacientes de outras cidades, que podem ficar hospedados no local durante o tratamento “Também estamos construindo a clínica da solidariedade, que vai atender todas as pessoas carentes de Ponta Grossa. O espaço vai contar com sete consultórios médicos e um dentista. A previsão de entrega é para o ano que vem”,  disse Vani.

Mais de 200 mulheres aguardam na fila para exames de mamografia em Ponta Grossa. (Foto: José Aldinan)

SERVIÇO

O calendário 2022 estará à venda de 14 a 31 de outubro no Shopping Palladium e na sede da Rede Feminina: Rua Professora Judith Macedo Silveira, 213 – Olarias.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.