Menu
em

Justiça Eleitoral se prepara para segundo turno em Ponta Grossa

Entre esta segunda e quarta-feira (23 e 25), as zonas eleitoras realizam a cerimônia de carga e lacração das urnas eletrônicas que serão utilizadas no domingo

Urnas estão sendo preparas até quarta-feira e, na quinta-feira, serão transportadas para os locais de votação (foto: Arquivo DC)

Assim como aconteceu na semana que antecedeu o primeiro turno das eleições municipais, as três zonas eleitorais de Ponta Grossa – a 14ª, a 15ª e a 139ª, estão realizando, nesta semana, os procedimentos de preparação das urnas eletrônicas para o segundo turno das eleições municipais, que acontecem no domingo (29), quando 239.611 eleitores ponta-grossenses irão às urnas para decidir quem será a próxima prefeita de Ponta Grossa: a disputa se concentra entre Mabel Canto (PSC) e Professora Elizabeth (PSD).

Entre esta segunda e quarta-feira (23 e 25), as zonas eleitoras realizam a cerimônia de carga e lacração das urnas eletrônicas que serão utilizadas no domingo. O procedimento consiste na inserção, nas urnas eletrônicas, de informações sobre as candidatas a prefeita, assim como a mídia de votação, mídia de resultado. Na quinta-feira (26), inicia então o processo de transporte das urnas até os locais de votação, serviço que assim como no primeiro turno, será realizado por empresa terceirizada. Para isso, os equipamentos serão embalados e devidamente identificados conforme a seção e a zona eleitoral, e somente serão ligados no horário de votação.

Ao longo da semana, a Justiça Eleitoral também realiza a entrega de material que será utilizado pelos mesários no segundo turno das eleições em todos os locais de votação. Além dos materiais tradicionais utilizados pelos mesários, como caneta, caderno de votação, entre outros, este ano, integram ainda os kits os materiais específicos de combate à covid-19, como máscaras, protetores faciais e álcool em gel.

Dia de votação

Ponta Grossa é a única cidade do Paraná em que haverá segundo turno; a única entre as 57 cidades do país que terão segundo turno em que a disputa estará concentrada entre duas mulheres. O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Tito Campos de Paula, estará na cidade, juntamente com membros da Corte e com o diretor-geral, doutor Valcir Mombach, para acompanhar o dia de votação.

A eleição começa às 7 e vai até às 17 horas, sendo o horário das 7 às 10 horas preferencial para quem tem mais de 60 anos. Cerca de 2.400 mesários e mesárias vão atuar em 117 locais de votação, que reúnem 610 seções eleitorais. É preciso respeitar o mesmo protocolo sanitário do primeiro turno, com o uso obrigatório de máscara e distanciamento mínimo de um metro entre as pessoas.

Em Ponta Grossa, é possível denunciar irregularidades ao Ministério Público Eleitoral pelo telefone (42) 3222-3939 ou pelo e-mail pontagrossa.atendimento@mppr.mp.br. O aplicativo Pardal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também recebe denúncias de infrações eleitorais.

Abstenção

Em meio à pandemia do novo coronavírus, como já era previsto, as eleições municipais realizadas no dia 15 atingiram o maior patamar de abstenção desde, pelo menos, 2008, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), chegando a 23,14% no país. Diante disso, diversas campanhas têm sido realizadas pela internet e redes sociais mostrando a importância do voto e tentando mobilizar os eleitores a votarem no segundo turno.

Em Ponta Grossa, este índice ficou bem próximo da média nacional, chegando a 23,02% do total de eleitores: dos 239.611 eleitores ponta-grossenses, 55.147 não compareceram às urnas. O número foi bem acima do registrado no primeiro turno das eleições municipais em 2016. Na ocasião, 20.711 eleitores não votaram, registrando índice de abstenção de 9,30%.

Embora a abstenção em Ponta Grossa tenha sido maior neste ano em comparação ao primeiro turno das eleições municipais de 2016, ainda foi menor do que a abstenção registrada em outras cidades do Paraná com mais de 200 mil eleitores. Curitiba registrou índice de abstenção de 30,18%; em Maringá foi de 30,03%; Londrina registrou 25,87% e em Cascavel teve 24,37% dos eleitores não compareceram às urnas.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile