em

‘Junho Branco’ alerta para uso de drogas lícitas e ilícitas

O Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas de Ponta Grossa (Comad-PG) iniciou nessa quinta-feira (1º) as atividades do “Junho Branco”, um mês dedicado a ações de reflexão acerca do problema das drogas na sociedade, em todos os seus aspectos. A programação teve início com a palestra “Verdade, Realidade, Insanidade”.

Essa é a segunda edição do Junho Branco. De 2003 a 2015 o Comad realizava a Semana Municipal de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas, que agora deu lugar a um mês inteiro de eventos. Para o presidente do Órgão, Claudimar Barbosa, o mês será uma oportunidade para colocar em pauta a discussão sobre o problema, ainda bastante presente, da dependência química. “É uma oportunidade para falar sobre todos os aspectos que envolvem o tratamento, a prevenção e a reinserção social. Mas, devemos dar especial destaque à prevenção. Se tivermos êxito na prevenção, não teremos que nos preocupar tanto com a recuperação”, diz.

Embora se fale muito no problema do crack, Barbosa considera o álcool a droga mais prejudicial de todas, por ser lícita. “O álcool é a porta de entrada para as outras drogas. Além disso, a parcela da população que ingere bebida alcoólica chega a 40%, gerando vários outros problemas, além dos acidentes de trânsito”, lembra.

A situação é especialmente preocupante, considerando dados da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas , segundo a qual pesquisas têm demonstrado que apenas 5% a 10% das pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas procuram tratamento especializado e que aproximadamente 20% das pessoas que procuram a rede de cuidados primários de saúde têm problemas por uso de drogas, na maioria das vezes, não revelados durante a consulta.

Álcool

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta o álcool como sendo a substância psicoativa mais consumida por crianças e adolescentes. A média de idade, no Brasil, para o primeiro uso de álcool é de 12,5 anos.

Rodrigo Covolan
Claudimar destaca as campanhas realizadas pelo Comad

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.