em

Julgamento de recurso de Lula terá forte esquema de segurança 

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), onde será julgado o recurso de Lula está isolado por via "aérea, terrestre e naval" do meio-dia de terça-feira (23) até as 7 horas de quinta-feira (25). Atiradores de elite também atuam na operação. Lula chegou a Porto Alegre no final da tarde de terça para participar de um ato em sua defesa. Mas, o ex-presidente vai acompanhar o julgamento de São Paulo. 
O esquema de segurança é semelhante ao adotado quando da visita do ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama ao Brasil, em 2016. "Vamos estar preparados para identificar quem queira fazer qualquer manifestação que contrarie a legislação, até mesmo os mascarados", disse o secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Cezar Schirmer.
Em Porto Alegre, aeronaves farão o monitoramento do espaço aéreo e embarcações das forças de segurança já estão posicionadas na Orla do Rio Guaíba, nas imediações do Tribunal, para evitar qualquer tipo de acesso à zona restrita. Há a possibilidade do uso de helicópteros para o transporte dos desembargadores até a Corte, caso haja risco ou impedimento rodoviário.
Por via terrestre, a restrição ao perímetro do TRF-4 será demarcada por meio de gradis, além da presença de efetivo policial. Haverá apenas um acesso ao local. O bloqueio da área afetará o expediente de órgãos públicos, que ficarão fechados a partir do meio-dia. Cerca de 20 linhas de ônibus terão rota desviada. 
Além disso, amanhã o expediente do TRF-4 está suspenso e somente as pessoas envolvidas diretamente no julgamento poderão entrar no prédio. A medida foi tomada pelo presidente do tribunal, desembargador Carlos Eduardo Thompson Flores, com base no plano elaborado pelos órgãos da segurança pública do Rio Grande do Sul e a Polícia Federal. 

Grupos tomam as ruas da capital gaúcha em manifestação (Foto: Divulgação/PT)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.