em

Investindo em fundos imobiliários

Senhoras e senhores, hoje trazemos informações de um produto que não tem sido muito comentado. Resumindo de forma excessiva, fundo imobiliário é como investir em imóveis listados na bolsa.

Os fundos imobiliários são nada mais que um grupo de investidores que detém determinados imóveis ou recebíveis imobiliários e os exploram comercialmente. Dentre as principais vantagens em fazer parte deste grupo estão: Aluguéis mais elevados; isenção de imposto de renda sobre o resultado distribuído mensalmente; maior liquidez, pois você pode comprar e vender com muito mais facilidade e em pequenas quantidades; e outras facilidades que o mercado de capitais oferece.

Um bom exemplo de imóvel que pertence à um fundo imobiliário é a agência do Banco do Brasil localizada na rua Augusto Ribas, no centro de Ponta Grossa. Qualquer um pode comprar uma parte dessa e de outras agências do Banco do Brasil na bolsa de valores e ter como inquilino o próprio banco por um período longo (em contrato) e com aluguel corrigido anualmente por um índice de inflação, tal como o IGP-M.

Além dos motivos listados para se investir em imóveis presentes na bolsa de valores, temos dois motivos atraentes para os papéis:

1)      Taxa de Juros. Como a taxa de juros subiu muito, os valores dos ativos caíram. Como assim? As pessoas venderam suas cotas de fundos imobiliários, reduzindo os preços dos mesmos pois não havia lógica receber 8% ao ano de aluguel enquanto a taxa SELIC está lhe pagando acima de 12% ao ano. Sendo assim, muitos fundos que detém patrimônio elevado estão com preço de mercado menor. É como comprar um real por oitenta centavos.

2)      Juros Futuros. Com a perspectiva de que nos anos subsequentes, a taxa SELIC voltará a cair, agora é hora de comprar os fundos para receber aluguel. Hoje a média do mercado fica entre 10% e 12% ao ano em retorno com dividendos. Caso a taxa de juros em um futuro não muito distante volte a cair e vá para a casa dos 10% ao ano, a cotação desses fundos deve subir muito, ao ponto de fazer com que o seu nível de dividendos fique proporcionalmente próximo a 8% ou 9%.

Assim, temos um grande potencial de valorização dos fundos imobiliários. Pouca gente está vendo essa oportunidade de se viver de renda sem precisar imobilizar totalmente seu capital. Vai ficar parado?

Questões, sugestões e reclamações?

Tem interesse em obter uma resposta para suas dúvidas de investimento? Envie um e-mail para [email protected] e escolheremos semanalmente uma pergunta de um leitor para responder em nossa coluna. Logicamente, não informaremos o nome do leitor interessado.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.