em

Insulfilm não é só estética: veja funcionalidades e novas regras de utilização

Assista a matéria completa do Portal do Trânsito sobre as novas regras de uso do insulfilm.

Insulfilm é o nome popular, e talvez mais conhecido, da película utilizada para escurecer os vidros dos veículos automotores. Na verdade, o insulfilm é uma marca que acabou caindo no dito popular. No entanto, o tema da reportagem do Portal do Trânsito não é o nome do material, mas sim, suas funcionalidades e novas regras de uso do insulfilm.

Apesar de muitos proprietários de veículos aplicarem as películas por questões de estética, os benefícios do acessório vão além. A privacidade, segurança e até proteção de raios ultravioletas são hoje os motivos que levam os cidadãos a instalarem o insulfilm em seus veículos, mas para isso existem regras.

A escolha da película também envolve normas específicas regulamentadas pelo Conselho Nacional de Trânsito. De acordo com a última atualização da regra, em janeiro de 2023, não há mais exigência de transparência mínima do acessório nos vidros laterais traseiros e no vidro traseiro. Já no caso do para-brisas e nos vidros laterais dianteiros, ficou estabelecido que devem obedecer a regra de 70% de transparência.

Outras regras para o uso de película ou insulfim

A norma proíbe aplicação de películas refletivas nas áreas envidraçadas do veículo bem como a existência de bolhas nas películas aplicadas em áreas críticas de visão do condutor e nas áreas indispensáveis à dirigibilidade do veículo.

Quem descumprir essas medidas impostas pela norma, está cometendo uma infração grave. A multa é de R$ 195,23, com acréscimo de cinco pontos na carteira de habilitação. O veículo ainda vai ficar retido até a regularização. Nesse caso, a retirada da película.

Assista acima a reportagem completa do Portal do Trânsito sobre as regras de uso do insulfilm.

Publicado primeiro por

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.