Menu
em

Imposto de Renda – Restituição

Faltando praticamente 10 dias para o fim do prazo da apresentação anual do imposto de renda, muito ouve-se falar sobre o aumento do valor da restituição ou a diminuição do valor do imposto a pagar.

Claro que o ideal seria receber 100% da restituição já que o imposto que pagamos anualmente já é elevado, porém a tabela progressiva de retenções do imposto de renda não falha, e as retenções na fonte ocorrem diretamente ao valor tributável recebido, portanto não existe fórmula mágica.

A lista de deduções é bem clara, resumindo, despesas com saúde, educação, previdência complementar PGBL e INSS pago em empregado doméstico são dedutíveis, então não ainda inventar despesas ou aumentar valores sem comprovação que a malha será inevitável.

O maior risco ocorre com pessoas que oferecem recibos de origem duvidosa ou prometem aumentar o valor da restituição cobrando % sobre a mesma. Apenas um conselho, fuja de tais “profissionais” pois os mesmos não irão se responsabilizar quando o aviso da Receita chegar solicitando documentos para serem apresentados ao Fisco.

Enfim, não existe fórmula mágica, e como sempre, quem se programa no ano anterior guardando todos os documentos e despesas e contrata um profissional idôneo tem nesse período uma certa dose de tranquilidade sabendo que o declarado condiz com sua realidade financeira.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile