Menu
em

Imposto de Renda Pessoa Física 2012 – Dicas – parte 4 – Pagamentos e Doações

Depois de declarar todos os rendimentos recebidos de pessoas físicas e jurídicas, respectivas retenções na fonte, rendimentos isentos e não tributáveis e recebidos exclusivamente na fonte, chega o momento de incluir as despesas gastas em 2011.

Independentemente do modelo declarado, completa ou simplificada, deve-se incluir todas as despesas relativas ao declarante, são exemplos, gastos com educação, saúde e plano de saúde, pensão alimentícia, INSS pago à empregada doméstica, aluguéis,  advogados, contadores, comissões de aluguéis, doações entre outros.

Uma das poucas novidades deste ano refere-se a doação ao estuto da criança e do adolescente, que poderá ser deduzido de 1 a 3% do imposto devido, doado até 30/04/2012 e podendo ser utilizado na declaração deste ano, fato que anteriormente só poderia ser utilizado quando efetuado até 31/12 do ano anterior.

Tais despesas citadas anteriormente servem principalmente para reduzir o imposto a pagar ou ainda aumentar o valor da restituição a receber, quando declarado no modelo completo.

Novamente, fico a disposição para dúvidas, que serão respondidas diretamente na página do DC ou pelo email, contato@bulekcontabilidade.com.br.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile