em

Importância do Fluxo de Caixa para Micros e Pequenas Empresas

Dando continuidade ao tema de gestão do micro e pequeno negócio hoje irei abordar a prática do fluxo de caixa, item primordial para sobrevivência e manutenção de qualquer empresa.

Como todo e qualquer negócio o objetivo principal do mesmo é o lucro, porém quando mal utilizado, ou seja, apenas para fins pessoais, zerando o caixa ao final de cada mês a empresa em questão ficará impossilitada de honrar seus compromissos com recursos próprios, depedendo diretamento de recursos de terceiros.

Tal prática é comum de se ver, pois o empresário em geral tem a idéia de que os proventos da empresa são dele utilizando-se assim em contas pessoais e para aquisição de bens próprios. Como consequência, se a empresa passar por qualquer dificuldade terá que buscar recursos provenientes de empréstimos de bancos e financeiras e como consequência pagar juros que em geral são abusivos.

Assim o fluxo de caixa nada mais é que uma economia de recursos próprios sendo utilizados para honrar compromissos como forma de uma reserva mensal, seja ela para quitação de tributos, pagamento de funcionários ou manutenção do estoque, mas para formar a reserva do fluxo de caixa, é primordial uma certa dose de dedicação e paciência.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.