em

IMM realiza mais uma etapa do projeto Escola Restaurativa

O Instituto Mundo Melhor (IMM) realizou mais uma etapa do Projeto Escola Restaurativa, desenvolvido em parceria com a Comissão de Justiça Restaurativa do Tribunal de Justiça do Paraná (CJR), no Colégio Estadual Professor João Ricardo Von Borell, de Ponta Grossa. A ação foi realizada durante quatro dias da semana passada e reuniu todos os 1,7 mil alunos da instituição.

A ação contou com professores capacitados do próprio colégio e facilitadores do CJR. O IMM tem convênio com o TJ-PR para ser o agente implantador da Justiça Restaurativa. Segundo a diretora do Colégio Borell, Claudete Aparecida de Campos Albuquerque, as práticas restaurativas visam prevenir e solucionar conflitos por meio da participação ativa dos sujeitos, e tais atividades favorecem esta construção. “Foram realizados círculos de relacionamento e construção de paz nas turmas de ensino fundamental, Médio e Profissional dos turnos da manhã, tarde e noite. As atividades da Escola Restaurativa são permanentes, no entanto, a realização dos círculos tinha como principal objetivo demonstrar como funciona o círculo de construção de paz e sensibilizar para os relacionamentos interpessoais, para que todos tivessem acesso à atividade circular e pudessem se familiarizar com tal prática”, explica.

De modo geral, a Justiça Restaurativa envolve a solução de conflitos através da aproximação entre vítima e o agressor, suas famílias e a sociedade na reparação dos danos causados por um crime ou infração. O Projeto Escola Restaurativa, desenvolvido pelo CJR e pelo IMM, faz parte dessa prática. A iniciativa conta com a capitação dos profissionais de educação que, posteriormente, promovem a implementação dentro das escolas

De acordo com o presidente do IMM, Jeroslau Pauliki, o objetivo é contribuir para a redução dos índices de violência no ambiente escolar. “Nós decidimos trabalhar com este público por entendermos a importância da educação na formação do indivíduo e por percebermos que algumas escolas estão localizadas em locais de grande violência.  A Escola Restaurativa é mais uma ferramenta na construção de um mundo melhor”, enfatiza.

Divulgação
A ação contou com professores capacitados do próprio colégio e facilitadores do CJR

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.