em

HU deverá realizar 13 mil exames terceirizados por ano

O Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HURCG) publicou edital para contratação de laboratório especializado, no valor de R$ 1 milhão, para a realização de exames de análises clínicas, via SUS, em Ponta Grossa. O edital contempla aqueles procedimentos que não são realizados pelo hospital em decorrência do custo alto ou, até mesmo, devido à alta complexidade. 

De acordo com a diretora-geral do Hospital Universitário, Luciane Cabral, o edital também contempla exames de anatomia patológica, que são essenciais para o diagnóstico do câncer. "Atualmente o HU não conta com laboratório de anatomia patológica para diagnóstico do câncer. Além deste exame, estão contemplados mais de 200 tipos de procedimentos totalizando, aproximadamente, 13 mil exames anuais", explica. 

Entre os demais exames, segundo a diretora, estão contemplados estudos de mutações genéticas; moleculares; dosagens de hormônios; imunofenotipagem  para doenças hematológicas malignas, exames de citogenética, exames de auto-anticorpos, eletroforeses, entre outros.
"Estima-se que 70% das condutas médicas são baseadas em resultados de exames. Por isso, ressaltamos que os exames são indispensáveis para o diagnóstico de inúmeras doenças benignas e malignas, bem como importantes para o correto encaminhamento dos pacientes para a realização de tratamentos adequados", disse a diretora do HU. 

Investimentos 

Apesar da terceirização de alguns tipos de exames laboratoriais, o HU investe na compra de equipamentos modernizados para auxiliar em procedimentos cirúrgicos. Ainda no final do ano passado, o hospital foi contemplado com R$ 660 mil para compra de equipamentos. A verba foi destinada pelo Programa Paraná Mais Cidades, do Governo do Estado. O recurso é resultado de indicação parlamentar do deputado estadual Plauto Miró Guimarães Filho.

O valor foi destinado para a compra de novo Arco Cirúrgico, equipamento que gera imagens digitais em tempo real para os cirurgiões, por meio da incidência de Raio-X. Além do Arco, a verba foi destinada para a aquisição de dois aparelhos de ultrassom que geram imagens de alta resolução, com capacidade de mensurar, por exemplo, a espessura de artérias e de realizar cálculos obstétricos.
 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.