Menu
em

Há 20 anos, 21 pessoas morriam em um trágico acidente do Programa Espacial Brasileiro

Nesta terça-feira (22), completa 20 anos do maior acidente da história do Programa Espacial Brasileiro. O evento trágico ocorreu em 22 de agosto de 2003, quando um foguete ‘Veículo Lançador de Satélites’ (VLS) explodiu no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, resultando na morte de 21 profissionais civis. As vítimas eram do Comando-Geral de Tecnologia Aeroespacial (CTA), com sede em São José dos Campos (SP).

O acidente ocorreu durante os ajustes finais da Torre Móvel de Integração (TMI), quando uma ignição prematura de um dos motores provocou a explosão do foguete. O relatório final de investigação, concluído pelo Comando da Aeronáutica em fevereiro de 2004, apontou um “acionamento intempestivo” causado por uma pequena peça que ligava o motor.

Acidente no Centro de Lançamento de Alcântara

O velório coletivo foi realizado em São José dos Campos, no dia 27 de agosto de 2003, e contou com a presença do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que solicitou a criação de uma associação de familiares das vítimas do acidente no Centro de Lançamento de Alcântara. O governo se comprometeu a conceder bolsa de educação, assistência psicológica e indenização.

Entre as famílias, houve divergências em relação à aceitação da indenização, pois muitas acreditavam que nenhum valor monetário traria seus entes queridos de volta. No entanto, após um trabalho de convencimento, a maioria das famílias aceitou a indenização determinada pelo governo.

Leia também:

Passados 20 anos, as famílias das vítimas continuam a relembrar o acidente e a manter viva a memória de seus entes queridos. O amor e o orgulho pelo projeto espacial brasileiro permanecem como parte importante desse legado.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile