Menu
em

Guarda Mirim terá novo prédio para crianças no contraturno

O Instituto Educacional Duque de Caxias (IEDC), em Ponta Grossa, se prepara para construir mais uma sede da Guarda Mirim. O novo espaço será localizado no antigo lar Odilon Mendes, no bairro Vila Estrela. O prédio será adaptado para abrigar crianças no contraturno social, moradoras da Vila XV e Vila Nova. De acordo com o presidente do IEDC, Alcides José Madalozzo, Ponta Grossa conta hoje com três departamentos da Guarda Mirim: Tenente Antônio João; Marechal Cândido Rondon e General Aldo Bonde.

“Queremos atender àquela região e o espaço que temos hoje é pequeno para abrigar todas as crianças. Os projetos ainda estão sendo elaborados pelos engenheiros. Acredito que as obras deverão começar ainda neste ano”, comenta.

De acordo com Madalozzo, a previsão é de que o espaço esteja pronto já no próximo ano. “Será feita uma readequação do prédio, além de uma construção. Tudo será preparado para receber cerca de 100 crianças da região”, destaca.

A Guarda Mirim tem o objetivo de levar lições de aprendizado, civismo e desenvolvimento para os alunos em contraturno social. Todos os jovens que fazem parte do programa estão matriculados em escolas e realizam cursos que vão desde a Guarda Mirim até Capitão Mirim. Após 50 anos de história, o propósito da escola continua mas com a inclusão de mais programas para as crianças e adolescentes.

“Se não houver moral, o mundo continuará matando e roubando. É preciso mudar as características educacionais. Por isso, as crianças saem daqui com bons ensinamentos e prontas para o mercado de trabalho”, diz o fundador da escola, Epaminondas Xavier de Barros, 90 anos.

Formatura

A Escola de Guardas Mirins Tenente Antônio João, primeiro departamento do instituto, formará neste mês mais de 100 crianças. A formatura acontecerá no dia 26 de agosto, às 9 horas da manhã, na sede da escola – Rua Ataulfo Alves, 260, Jardim América. A solenidade acontecerá junto a comemoração de 52 anos do Instituto Educacional Duque de Caxias, mantenedor das entidades.

Doações

A reforma e construção do novo prédio se dará com o apoio de doações da comunidade. Interessados em ajudar podem entrar em contato pelo telefone (42) 3224-1335.

Fábio Matavelli
Epaminondas de Barros, fundador da escola, destaca importância dos trabalhos da instituição

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile