em

Fundação de Cultura lança documentário sobre as benzedeiras de PG

Conhecimento, orações, cantigas, fé e muita história. Uma vida inteira de mulheres que se dedicaram a curar os males de outras pessoas. A cultura das benzedeiras está presente na história e no dia-a-dia das comunidades, e agora registrada em um documentário produzido pela Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Fundação Municipal de Cultura. A produção em audiovisual conta a história de vida de 11 benzedeiras da cidade.

O lançamento oficial do documentário será neste sábado (10 de março), às 15h, no Centro de Cultura, com entrada gratuita. A coordenadora do projeto, Maria Czekalski, relata que o objetivo é resgatar a história e o valor das benzedeiras para a comunidade onde cada uma vive. “As benzedeiras reproduzem e transmitem seus conhecimentos através de gerações por meio de interações da sociedade e da natureza, por meio das plantas medicinais, e através da cultura. Elas são referências na comunidade, por isso a importância de registrar as memórias de cada uma”, completa Maria.

Dona Vilma Rozera é uma das benzedeiras que aparece no documentário e conta que nunca era reconhecida com seriedade como uma benzedeira. “Eu pude resgatar a minha história e o tempo que convivi com minha mãe e minha avó. Elas me ensinaram o que sei e pude relembrar minhas memórias com ela”, finaliza.

De acordo com o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Fernando Durante, as benzedeiras são mulheres alegres, com sorriso no rosto e olhares tranquilos, que agora terão suas histórias eternizadas. “Com muito orgulho apresentamos esse documentário que registra um pouco da participação significativa dessas senhoras na nossa cidade”, afirma.

Projeto

O projeto teve início em fevereiro de 2016. Constituiu, inicialmente, na realização de entrevistas com pessoas que têm na prática do benzimento sua contribuição para a melhoria da qualidade de vida da comunidade em que se insere. A iniciativa busca conhecer e resgatar a história de vida dessas personagens com o intuito de divulgar a prática como elemento do patrimônio imaterial da cidade.

A cultura das benzedeiras faz parte da história e dia-a-dia das comunidades

Serviço:

Lançamento do documentário ‘Benzedeiras de Ponta Grossa’

Local: Centro de Cultura

Data: 10 de março de 2018

Horário: 15 horas

Entrada gratuita

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.