em

Fugidinha no final de semana: destinos para curtir mesmo no frio

Sair da rotina, nem que seja por apenas um final de semana, é sempre bom, não é mesmo? Mesmo com o frio, é possível curtir roteiros incríveis e se surpreender. Basta escolher o destino certo! Por isso, em parceria com o site Melhores Destinos, sugerimos três cidades que ficam ainda mais charmosas durante o inverno e contam com inúmeras atrações para diferentes estilos de viajantes. Fique ligado nas dicas e boa viagem!

 

BLUMENAU

Capital brasileira da cerveja e casa da maior Oktoberfest do mundo fora da Alemanha. Não é preciso estar calor para curtir a cidade. Blumenau atrai cada dia mais visitantes em busca do turismo cervejeiro de qualidade e bons chopes especiais. A cidade já transformou a bebida, que é paixão nacional, em rota oficial. Blumenau divulga o Vale da Cerveja como uma das principais atrações turísticas de Santa Catarina.

Visitar Blumenau é estar em contato direto com a cultura germânica, que se mostra não só nos canecos de chope, mas também na culinária típica e na arquitetura enxaimel, ainda presente em alguns pontos da cidade. A região, colonizada por alemães na metade do século XIX e depois por italianos e poloneses, respira a cultura europeia. Ao percorrer o centro, especialmente a Rua XV de Novembro, ainda é possível ver alguns prédios inspirados no estilo enxaimel, porém pouco resta das edificações antigas e originais de cidade. Ainda assim, a população faz questão de manter costumes e tradições típicas da Alemanha, especialmente em lugares como a Vila Itoupava e Pomerode, cidade vizinha a Blumenau e conhecida como a mais alemã do Brasil.

Blumenau oferece um turismo fácil e sem grandes obrigações a cumprir. A cidade é pequena e pode tranquilamente ser percorrida em um final de semana. Invista em visitas às cervejarias da região, às simpáticas cidades da Rota do Enxaimel ou até mesmo em uma passadinha no Beto Carrero World, o maior parque de diversões da América Latina.

E caso você faça parte da enorme turma que busca Blumenau pela Oktoberfest, então é melhor se organizar com alguns meses de antecedência. Capriche no figurino germânico, compre uma bela caneca e prepare-se para uma maravilhosa maratona de bons chopes regados a grandes doses de felicidade.

Museu da Cerveja

Para quem visita Blumenau com interesses cervejeiros, uma visita ao Museu da Cerveja é praticamente irresistível. O local apresenta detalhes sobre a história da bebida e como ela se desenvolveu em Blumenau. Um vídeo recebe os visitantes, que depois poderão percorrer o acervo do museu. O espaço é bem pequeno e não há muitos objetos em exposição. É possível ver alguns maquinários utilizados para a fabricação da bebida que pertenceram à extinta Cervejaria Feldmann e também alguns rótulos e garrafas antigos de outras marcas. É uma visita bem rápida, mas que vale para abrir os trabalhos em Blumenau.

Parque Vila Germânica

As casinhas em estilo germânico que reproduzem vilas do interior da Alemanha fazem do Parque Vila Germânica um dos mais belos espaços de Blumenau. O local é um grande complexo de entretenimento e centro de convenções, onde tudo funciona ao mesmo tempo. Nos enormes galpões da Vila Germânica é onde acontece a Oktoberfest, o Festival Brasileiro da Cerveja, o Sommerfest, a Vila de Páscoa, a Magia de Natal e tantos outros eventos sediados em Blumenau. O espaço foi construído especialmente para receber, com conforto e sobra de espaço, grandes festas, feiras e festivais.

 

CAMPOS DO JORDÃO

Fondue, música clássica, arquitetura enxaimel, montanhas… são muitos os ingredientes que fazem de Campos do Jordão uma das cidades mais visitadas do estado de São Paulo. Capital do inverno paulista por excelência, a Suíça brasileira recebe milhares de visitantes o ano todo – sobretudo no mês de julho, quando se enfeita para o Festival Internacional de Inverno.

Entre suas muitas faces, Campos do Jordão se destaca pela diversão. Jovens nas ruas, por vezes ostentando carros importados, choperias animadas e badalação não faltam. Os mais românticos, porém, encontram no frio serrano e nas pousadas charmosas o clima ideal. Campos é também um importante polo gastronômico, com alguns restaurantes premiados.

Nada disso lhe interessa? A cidade oferece cada vez mais opções para aproveitar a natureza e suas belas paisagens. Centros de esportes radicais, caminhadas e cavalgadas estão entre as atividades mais procuradas e agradam todas as idades.

Campos do Jordão oferece várias opções de passeios a seus visitantes. Entre os mais tradicionais estão o passeio de bonde urbano e maria fumaça pela cidade e o de trem até Santo Antônio do Pinhal, reinaugurado em 2013. Há também os famosos teleféricos do Morro do Elefante (com trenzinhos que vão montanha acima), passeios tranquilos de charretes ou mais animados, com quadriciclos.

As visitas às fábricas da cervejaria Baden Baden e dos chocolates Araucária também são opções interessantes, especialmente quando o clima não está propenso a atividades ao ar livre. Os dias mais bonitos podem ser aproveitados com visitas ao Horto Florestal e a centros de lazer e esportes em meio à natureza, como o Aventura no Rancho e o Tarundu. Há, ainda, os belos jardins do parque Amantikir, uma ótima opção de descanso com rara beleza.

Cervejaria Baden Baden

A Baden Baden é um dos principais símbolos de Campos do Jordão e, além do bar mais famoso do Capivari, oferece uma visita guiada, onde o turista pode conhecer mais sobre os dez tipos de cervejas artesanais produzidos na cidade. A fábrica é bem pequena e a visita às instalações se limita a observar alguns tonéis e uma linha do tempo. O mais bacana vem em seguida, com a demonstração dos ingredientes, que podem ser provados, e de cada tipo de cerveja. Uma degustação de chopp claro e escuro Baden encerra a visita, que precisa ser agendada com antecedência por telefone. Um passeio imperdível para os amantes de uma boa cerveja, mas que costuma agradar a todos.

Maria Fumaça

Oferecido aos fins de semana, o passeio de Maria Fumaça é uma das atrações mais concorridas de Campos do Jordão; por isso é bom garantir seu ingresso com antecedência mínima de uma hora, na estação Emílio Ribas. O percurso é um pouco menor que o do bondinho – apenas até Abernéssia – e a passagem, um pouco mais cara (R$ 15 por pessoa), mas vale a pena reviver os momentos áureos da ferrovia nos vagões da charmosa Maria Fumaça.

Fábrica de Chocolates Araucária

Uma das marcas mais tradicionais de chocolates de Campos do Jordão, a Araucária oferece ao visitante a oportunidade de conhecer a sua fábrica. A visita é gratuita, mas limita-se a observar o trabalho dos funcionários através de uma plataforma superior envidraçada. De maio a novembro, a empresa abre o Museu do Chocolate com algumas peças, imagens e ferramentas usadas na colheita e no preparo do cacau, mas bom mesmo são os chocolates e os sorvetes na lanchonete – esses sim valem a visita!

 

CURITIBA

Você provavelmente conhece a capital paranaense, mas será que aproveitou de fato os passeios e atrativos que a cidade oferece? Um dos principais pontos turísticos é o Jardim Botânico. E ele é realmente a grande estrela da cidade! À primeira vista, Curitiba parece não oferecer outras grandes atrações, mas não se engane. A cidade é atenta ao turismo e desenvolveu ótimos roteiros para quem deseja se aventurar por alguns dias na terra dos pinhões. A começar pela Linha Turismo, especialmente dedicada aos viajantes. A rota é feita por um ônibus panorâmico de dois andares e leva a quase todos os pontos mais importantes da capital paranaense. Não só isso. Curitiba também é convidativa a ser explorada a pé, de bike ou mesmo no eficiente transporte público. Até o trânsito ajuda nessa hora, especialmente porque é difícil ver grandes engarrafamentos por lá.

Curitiba ganha rapidamente os viajantes porque é muito fácil de ser explorada. Os parques são maravilhosos e facilmente acessíveis, há vários bons museus a serem visitados, os restaurantes oferecem excelentes opções de comidas típicas e também menus contemporâneos e a cidade ainda oferece um bom roteiro histórico que pode ser percorrido em um walking tour gratuito. Junte a isso a intensa vida noturna, bares animados, passeios de bike e até um delicioso circuito de trem pela Serra do Mar. Curitiba é cheia de boas atrações, que também são frequentados pelos moradores. Você viverá a experiência completa ao visitar a cidade como se fosse um curitibano.

O dia a dia de Curitiba reflete a mistura de imigrantes com que a cidade foi formada. Esse é só um dos motivos pelo qual ela recebe bem os forasteiros. A cultura curitibana é um mix de ucranianos, poloneses, alemães e italianos. Tudo com uma boa pitada dos tropeiros que passavam pela região quando Curitiba ainda era a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais.

Jardim Botânico de Curitiba

Principal cartão-postal da capital paranaense, o Jardim Botânico de Curitiba faz parte do imaginário de todo turista que já pensou em ir à cidade. Muito provavelmente esse será o primeiro objetivo dos visitantes que chegam por lá. E a razão é fácil de entender: o Jardim Botânico é um dos mais belos parques da cidade, além de oferecer o maravilhoso visual da estufa de vidro, inspirada no Palácio de Cristal de Londres. O parque, com 245 mil m² de área, é repleto de jardins floridos, bons cantinhos para piqueniques e vários cenários para lindas fotos. Dentro da estufa, com área de 458 m², é possível ver espécies de plantas típicas de áreas tropicais. Já o jardim externo tem bem mais o estilo francês, com belos desenhos e passeios entre as áreas coloridas pelas flores, além de uma fonte com água que rende bons cliques.

Linha Turismo – Ônibus Panorâmico de Curitiba

Passeio mais popular entre os turistas que vão a Curitiba, Linha Turismo é fácil, prática e leva à maioria dos pontos de interesse a serem visitados na cidade. Ela foi desenvolvida para facilitar o turismo na capital paranaense e realmente funciona muito bem! Você não perderá tempo organizando roteiros, avaliando as melhores rotas para chegar ou mesmo descobrindo quais são os locais a serem visitados na cidade. A Linha Turismo é operada em ônibus de dois andares, com sistema de pagamento diferente dos ônibus comuns. O custo por passageiro é de R$ 50 e cada um tem direito a 24h de viagens ilimitadas, a contar a partir do primeiro embarque. Ao todo, a rota do ônibus tem 24 pontos.

 

***Texto e fotos extraídos do Guia de destinos (Melhores Destinos): Todos os meses a equipe do Melhores Destinos viaja para conhecer novos destinos e escrever guias com tudo sobre lugares no mundo todo. O que fazer, onde ficar, onde comer, como chegar, praias, compras, transportes, vida noturna, fotos, dicas e muito mais! Acesse melhoresdestinos.com.br.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.