em

Frota de PG tem menor crescimento em nove anos

 

Fábio Matavelli
Ponta-grossense comprou menos carros em 2016

 

Ponta Grossa conta com 5.802 veículos a mais que o número registrado há um ano. A informação consta nos dados estatísticos divulgados anualmente pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), e revela que o município teve o menor crescimento de frota desde que o Órgão começou a divulgar as estatísticas anuais de evolução da frota, em 2007.

Em 2015, por exemplo, o número de veículos aumentou em mais de 7 mil unidades, no anterior o acréscimo chegou a quase 9 mil novos veículos, e nos quatro anos anteriores a cidade manteve uma média de cerca de 10 mil veículos a mais por ano.

Os dados se baseiam no levantamento dos meses de dezembro dos últimos anos, e apontam para uma tendência nacional, verificada em função do período de crise econômica que se intensificou desde 2015. O brasileiro está comprando menos veículos. Quem tem um veículo na garagem poderia até estar trocando por um mais novo, e repassando o antigo adiante. Mas o momento parece ser de prudência.

Os dados do Detran também demonstram que, no último ano, mais paranaenses preferiram comprar veículos usados, ao invés de investir no carro zero. Foram 1.685.716 veículos transferidos ou comprados com troca de município ou de Estado. Ao mesmo tempo, foram 236.594 veículos novos registrados pela primeira vez. 
O número de primeiros emplacamentos em 2016 é o menor registrado pelo Detran desde 2012, quando foram 467.926 processos – queda de quase 50%. A menor procura por automóveis zero quilômetro é uma tendência verificada nos últimos três anos no Estado. Em 2014, foram 201 mil primeiros emplacamentos. No ano seguinte, esse número caiu para 136 mil e chegou a 101 mil em 2016. 
O emplacamento de caminhões, ônibus e motocicletas também apresentou queda no período: – 62%, -58% e -29%.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.