Desde 2017 os estados de Santa Catarina e Paraná fazem uma única classificatória. Neste ano, a seletiva aconteceu em Ponta Grossa (PR), entre 21 e 24 de junho, onde 62 conjuntos – 32 fêmeas e 30 machos – competiram em busca de 16 vagas para a final do Freio de Ouro. No sábado, 23, foram definidos os 14 finalistas de cada categoria e, no domingo, 24, foram conhecidos os vencedores. Oito fêmeas e quatro machos atingiram média superior a 18 pontos e conquistaram a classificação. Dentre eles, a zaina negra Orquídea Negra Mapocho e o tordilho Ambicioso da Arkafla.
Nas fêmeas, quem assumiu o julgamento foi o trio Luciano Passos, Mauro Ferreira e Luis Augusto Weber, que destacaram a uniformidade da égua classificada em primeiro lugar. "Ela mostrou um bom resultado do início ao fim. Mesmo com muita alternância entre a categoria, ela se manteve em um patamar acima", frisou Luis Augusto Weber. Nos machos, Felipe Caccia Maciel, Gustavo Weiand e João Luis Arísio assumiram o comando do julgamento e também deram ênfase ao desempenho do primeiro colocado. "Ele mereceu o destaque por ter ido muito bem dentro de pista. Um cavalo regular, de criação local e RP 03 da Cabanha", lembrou Felipe Caccia Maciel. O ginete destaque foi Daniel Teixeira.
Lembrança que emocionou o proprietário Flavio Carvalho, da Cabanha Arkafla, de Pato Branco (PR). "Está sendo uma felicidade para nós que estamos no início da nossa Cabanha. Vir aqui e ganhar nessa Classificatória é algo muito grande. Só tenho a agredecer a toda equipe que nos acompanha e agora é se preparar para o Freio", disse, emocionado. O agradecimento também foi direcionado ao ginete Eder Ricardo Salgueiro, que ganhou o título de ginete destaque da categoria e precisou se superar ainda mais por correr durante os quatro dias com a saúde debilitada: gripe forte e dor de garganta não impediram o ponto máximo do pódio.
Organizado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), o Freio de Ouro tem o patrocínio de Massey Ferguson e Ipiranga, além do apoio da Supra. A próxima parada da competição ocorrerá de 5 a 8 de julho no município carioca de Sapucaia.